Por Ariel Bentes; 25/06/2019 às 08:00

3 youtubers indígenas para você conhecer

Os canais Papo de Índio, Wariu e Denilson Baniwa são os escolhidos

Hoje, existe uma infinidade de youtubers brasileiros que produzem conteúdos para diversos segmentos como, humor, moda, cabelo e cinema. Mas quantos desses youtubers que você conhece são indígenas e produzem conteúdo sobre este assunto? Pensando nisso, o Mercadizar selecionou três youtubers indígenas para você conhecer.

1. Papo de Índio

Criada em 2018 por Jefferson Pataxó, o canal “Papo de Índio” possui oito vídeos sobre a vivência de Jefferson como indígena, além de debater sexualidade e questões de gênero. Segundo  Jefferson o canal é sobre “A vida da militância indígena em busca da defesa dos Direitos Indígenas e da Juventude no Brasil!”.

2. Wariu

Apoiado por um edital do Ministério da Cultura (MinC), o canal “Wariu” é feito por Cristian Wariu Tseremey’wa, indígena xavante com descendência guarani. Para o site Vice, Cristian disse que as pessoas a sua volta não entendiam a causa indígena. “Conforme o tempo e a vivência comigo iam se estendendo, surgia um respeito, surgia o interesse dessas pessoas em entender um pouco mais sobre meu mundo”, conta.

3. Denilson Baniwa

Com 8 anos de existência, o canal de Denilson Baniwa dá dicas de livros, possui entrevistas, fala sobre cinema, poemas, vestibular e culinária.

“Por que não criar um vlog indígena? (…) Eu sempre acompanhei outros youtubers, mas me toquei que eu precisava assistir pessoas indígenas também e que falassem sobre questões indígenas. (…) Foi quando resolvi criar o canal”, diz Denilson em um de seus vídeos.

Conhece outros youtubers indígenas? Conta para gente nos comentários!

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.