Por Ariel Bentes; 30/10/2019 às 17:50

3 passos para fazer um planejamento de redes sociais

Siga o nosso a passo a passo para montar o seu primeiro planejamento de redes sociais

Produzir um planejamento para as redes sociais do cliente é fundamental para a organização do profissional que trabalha com esta área. Com ele é possível aproveitar todo o potencial das plataformas, além de conseguir prever possíveis resultados. Para a publicitária Nathalya Brandão, social media da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), o planejamento funciona como um guia.  “É a base de tudo. Ele faz você entender seu público e que estratégias você pode fazer. Um bom planejamento te ajuda até prever o que pode dar muito certo ou dar muito errado.” , diz Nathalya.

Abaixo veja 3 passos para você montar o seu planejamento agora:

1º Crie uma estratégia

O primeiro questionamento a se fazer é: qual é o meu objetivo? Conheça as necessidades da empresa e a partir disso considere se você quer, por exemplo, uma base de contatos para venda, tráfego para o site ou blog,  suporte de usuário ou percepção de marca. Mas não esqueça que o objetivo pode mudar de acordo com a área de atuação da empresa ou depois de um período utilizando a estratégia.

Além disso, considere como vai ser medido os resultados e observe os números que estão relacionados diretamente ao objetivo. Um exemplo, é se o intuito é aumentar o tráfego no site, fique de olho no alcance dos posts e na audiência do perfil. 

2º É a hora de produzir conteúdo!

Esse é o momento ideal para fazer um brainstorm com a sua equipe! Pense em novas possibilidades, mas também faça um levantamento de quais publicações anteriores tiveram um bom desempenho e se inspire nelas para produzir um novo conteúdo. 

Além de datas comemorativas, explore a rotina da empresa e estimule a interação do público com a marca por meio de perguntas e enquetes. Não deixe de buscar influenciadores para produzir conteúdo com a marca, mas fique atento! Observe se o mesmo possui posicionamentos que estão alinhados com os valores da empresa. 

Defina a frequência e o formato das publicações e observe o funcionamento de cada rede social. Evite replicar conteúdos, pois cada plataforma possui a sua própria linguagem.

3º Analise os resultados 

Aqui é o momento de voltar aos objetivos e analisar os números. Faça análises durante o mês e a registre, assim é possível acompanhar os resultados e mudar a estratégia se for necessário. Se os resultados não são o esperado, pergunte-se: os dados avaliados fazem sentido para o meu objetivo? os posts estão sendo publicados em bons horários? 

Além dos passos citados acima, lembre-se que os perfis das redes sociais são a vitrine da empresa. Observe se a identidade visual está igual em todos os perfis, adicione uma biografia e confira se os links e contatos da empresa estão corretos.

Tem mais alguma dica? Conta para gente!

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.