Quantas pessoas pretas com deficiência você segue no Instagram?
O debate acerca da inclusão e diversidade tem crescido cada vez mais, principalmente nas redes sociais. No entanto, não há como entendermos as inúmeras questões que atravessam diferentes corpos, quando não acompanhamos e incentivamos o trabalho dessas pessoas que não só vivem, como também se dispõem a compartilhar suas experiências na internet.
Apesar de muitos temas importantes para o nosso crescimento como sociedade não receberem o destaque que merecem nesse ambiente, a internet tem permitido um acesso até democrático para pessoas com diferentes realidades apresentarem suas narrativas, como é o caso de pessoas pretas com deficiência.
Essa situação também traz à tona a falta de interseccionalidade de algumas discussões, por isso, selecionamos 10 produtores de conteúdo pretos com deficiência de diferentes origens, idades e experiências para você conhecer e acompanhar.
1.Lelê Martins (@blogueirapcd)
Finalista do curso de Ciências Sociais, fala sobre autocuidado, moda e desconstrução.
2. Leonardo Castilho (@leocastilho)
Produtor de conteúdo digital interseccional de pessoas com deficiência auditiva e LGBTQIA+.
3. Marcelo Zig (@afrodeficiente)
Filósofo, produtor de conteúdo digital interseccional da luta antirracista e das questões de pessoas com deficiência; palestrante e ativista, fundador do @quilombopcd.
4. Beatriz Batista (@beatriz.bsilva)
Cientista social, fala sobre a luta intersecional antirracista e bissexual de pessoas com deficiência.
5. Thami Coutinho (@canalaguere)
Percussionista, anticapacitista, colunista na revista digital Koba (@kobaexu).
6. Gaby, Moisés e Beny (@familia_atipica)
Um casal nortista que mora no Sudeste e compartilha suas vivências com o filho Beny, 6 anos, que tem múltiplas deficiências.
7. Fellipe Barros (@pai.tri.fellipebarros)
Atleta paralímpico de Triathlon, terapeuta e treinador mental.
8. Giselli Oliveira (@giselli_foliveira)
Cientista social, estudante de direito, poetisa, mãe de gêmeas e empreendedora no @quilombelas.
9. Nathalia Santos (@nathaliasantos)
Jornalista, palestrante, fundadora do canal “Como assim, cega?”, criadora de conteúdo digital em relação às questões de pessoas com deficiência visual.
10. Flávia Diniz (@fladinizzz)
Produtora cultural, comunicadora e mãe solo
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.