Mundo

Wallace Abreu lança ‘Clotilde’, novo livro infantil

Obra será apresentada nos dias 17 e 18 de setembro, em Manaus, e aborda afeto, responsabilidade e vínculos com animais de estimação

O escritor amazonense Wallace Abreu lança, nos dias 17 e 18 de setembro, em Manaus, “Clotilde”, seu segundo livro voltado ao público infantil. Publicada pela Lagoa Edições, a obra será apresentada na EETI Profª Maria Arminda Guimarães de Andrade, no bairro Coroado, e durante a programação do 3º Festival Sesi Cultura Infância. A narrativa aborda temas como afeto, responsabilidade e os vínculos construídos com animais de estimação.

Imagem: Divulgação

Depois de estrear na literatura infantil com ‘Buchuda’, Wallace retorna ao universo das crianças com uma história que trata, de maneira sensível, de temas como afeto, responsabilidade e a importância dos vínculos construídos com os animais de estimação. A nova obra é contemplada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e realização do Ministério da Cultura.

Em “Clotilde”, a personagem-título é uma cachorrinha abandonada ainda filhote, dentro de uma caixa de papelão, na porta da casa de Bebeth e Simão. Acolhida pelo casal e tratada como filha, ela passa a viver cercada de carinho e atenção. A rotina, no entanto, muda com a chegada de Tiquinho, o novo integrante da família.

A partir daí, Clotilde começa a perceber a distância e a falta de atenção que surgem com as mudanças na casa. Em meio às tentativas de ser novamente notada, a personagem precisa aprender a lidar com um sentimento que, para ela, parece ter mudado. A narrativa acompanha sua busca por um novo lugar na família e propõe uma reflexão sobre como o amor e o cuidado precisam ser cultivados ao longo do tempo.

Imagem: Divulgação

Para Wallace Abreu, a literatura infantil é uma ferramenta importante para abordar sentimentos e situações que fazem parte da vida cotidiana das crianças, criando possibilidades para que elas reflitam sobre suas próprias relações.

“Clotilde nasceu do desejo de falar sobre afeto e responsabilidade de uma forma que pudesse tocar crianças e adultos. Quando um animal chega a uma família, ele passa a fazer parte dela e estabelece vínculos que precisam ser respeitados. A história fala sobre essa responsabilidade, mas também sobre as mudanças que acontecem dentro de uma casa e sobre como podemos aprender a compartilhar o amor”, afirma o autor.

A proposta também busca reforçar a ideia de que a relação com os animais de estimação não deve ser encarada como algo passageiro. Ao acompanhar os sentimentos da personagem, a obra apresenta às crianças uma reflexão sobre acolhimento, cuidado e compromisso.

A construção desse universo ganha força por meio das ilustrações de Clayton Pereira, o Pingo. Para ele, as imagens têm papel fundamental na narrativa infantil, ajudando a conduzir o imaginário do leitor e a materializar os sentimentos presentes na história.

“Eu compartilho da ideia de que as ilustrações também contam a história, direcionam o imaginário para um lugar quase físico. E, com ‘Clotilde’, não foi diferente. Tentei criar um universo fofo, mas que trouxesse esse sentimento de mudança que Clotilde passou: nos momentos do acolhimento, ao descobrir a sensação de ser amada e, depois, ao aprender a compartilhar o afeto com o novo parceiro de aventuras em casa, Tiquinho”, explica Pingo.

Imagem: Divulgação

Incentivo à leitura

Além do lançamento, o projeto prevê ações de incentivo à leitura. Dos exemplares da tiragem inicial de “Clotilde”, 300 serão distribuídos gratuitamente a estudantes da rede pública de ensino de Manaus. A iniciativa será realizada por meio de ações educativas previstas para os meses de setembro e outubro.

A distribuição busca aproximar a literatura infantil do ambiente escolar e ampliar o acesso das crianças a novas histórias e experiências de leitura. O livro também poderá ser utilizado como ponto de partida para conversas sobre sentimentos, convivência, cuidado e responsabilidade.

Outro diferencial do projeto é a preocupação com a acessibilidade. “Clotilde” contará com uma versão em braille, desenvolvida pelo Studio Braille, de São Paulo. Os exemplares serão doados integralmente para integrar o acervo da Biblioteca Braille do Amazonas e de outras bibliotecas públicas de Manaus.

A obra também terá uma versão em audiobook, que será disponibilizada em plataformas digitais. As duas iniciativas ampliam o acesso à história para crianças cegas ou com baixa visão.

Serviço

Lançamento de ‘Clotilde’

Datas: 17 e 18 de setembro de 2026

Local: EETI Profª Maria Arminda Guimarães de Andrade, bairro Coroado, e programação do 3º Festival Sesi Cultura Infância

Autor: Wallace Abreu

Editora: Lagoa Edições

Mais recentes

EventosMúsica

Amazônia POP anuncia lançamento oficial com programação gratuita em Manaus

Evento acontece nesta quinta-feira (8), no Largo de São Sebastião, e terá apresentações de DJs, distribuição de brindes e sorteios
Arte

Galeria de Manaus leva artistas amazônicos para feira de arte contemporânea em Recife

Manaus Amazônia Galeria de Arte será a primeira do Amazonas a participar da ART.PE, que reúne cerca de 60 galerias de 14 a 18 de outubro
Comunicação

Inscrições abertas para laboratório que desenvolve filmes sobre crise climática para crianças e jovens

Bioma Palavra selecionará cinco projetos de longas-metragens de ficção; inscrições são gratuitas e seguem até 20 de outubro
EntretenimentoMúsica

Zaynara se apresenta no Festival Sangue Novo e fala sobre as manifestações culturais do Norte brasileiro

Única brasileira selecionada na lista 'Artists to Watch 2026', da Amazon Music, a artista paraense e fenômeno do Beat Melody conquista fãs no Brasil e no mundo
EventosMúsica

Amazônia POP anuncia lançamento oficial com programação gratuita em Manaus

Evento acontece nesta quinta-feira (8), no Largo de São Sebastião, e terá apresentações de DJs, distribuição de brindes e sorteios
Arte

Galeria de Manaus leva artistas amazônicos para feira de arte contemporânea em Recife

Manaus Amazônia Galeria de Arte será a primeira do Amazonas a participar da ART.PE, que reúne cerca de 60 galerias de 14 a 18 de outubro
Comunicação

Inscrições abertas para laboratório que desenvolve filmes sobre crise climática para crianças e jovens

Bioma Palavra selecionará cinco projetos de longas-metragens de ficção; inscrições são gratuitas e seguem até 20 de outubro
EntretenimentoMúsica

Zaynara se apresenta no Festival Sangue Novo e fala sobre as manifestações culturais do Norte brasileiro

Única brasileira selecionada na lista 'Artists to Watch 2026', da Amazon Music, a artista paraense e fenômeno do Beat Melody conquista fãs no Brasil e no mundo

Relacionadas

Acessar o conteúdo