Meio AmbienteSociedade

Manifesto de 200 lideranças socioambientais reconhece protagonismo feminino na proteção das florestas

O Hub de Bioeconomia Amazônica, a Rede de Mulheres das Águas e das Florestas (REMAF), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e mais de 200 lideranças socioambientais celebraram o lançamento do “Manifiesto de la Red de Mujeres en Conservación del Agua y los Bosques Amazonia Que Late”. O documento reivindica o fim da violência contra a mulher e reconhece o protagonismo feminino na proteção das florestas e pelo desenvolvimento sustentável.

Imagem: Juan Llacsa

Dividido em quatro partes, o manifesto reforça o papel das mulheres na proteção do patrimônio natural e cultural amazônico e na luta contra as mudanças climáticas. Conforme destaca um trecho do documento:

“A Amazônia Andina em seu conjunto é um sistema único, integral, interdependente e sem fronteiras; onde o nosso papel, de mulheres, é fundamental para o combate dos impactos globais das mudanças climáticas, como garantia da segurança alimentar e de saúde, da biodiversidade e dos serviços que acolhem nossos ecossistemas. Nosso protagonismo, embora muitas vezes seja invisível, é fundamental na proteção e manejo dos recursos naturais que geram benefícios ambientais, econômicos e sociais a nível global”, enfatiza.

Manutenção da biodiversidade, segurança alimentar, garantia de recursos naturais, sobretudo da água, e sobrevivência de saberes ancestrais também são pontos destacados no manifesto.

“Conservamos para nossas gerações futuras, precisamos da natureza para viver, e não o contrário, pelo nosso próprio bem. Entendemos que a união faz a força e encontramos necessário e urgente o fortalecimento da autonomia das mulheres para elaboração e implementação de projetos e políticas. Neste sentido, levantamos a voz para apoiar a presença das mulheres nos espaços de tomada de decisão, sendo respeitadas em nossas opiniões; e que se garanta a redução das disparidades e sejam proporcionadas maiores, e melhores oportunidades de acesso à educação, bem como seja assegurado nosso direito de viver em harmonia com o nosso território, com liberdade, sem medo e sem violência”, são algumas das reivindicações do documento.

Marysol Goes, facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica, enfatiza a importância da união regional para o futuro da Amazônia e da humanidade. “É através dessa colaboração [manifesto] que podemos enfrentar desafios ambientais e promover um desenvolvimento sustentável na região. Quando falamos de sustentabilidade, também falamos de responsabilidade social e pauta de gênero, dois pontos de peso na região amazônica”, comenta.

O “Manifiesto de la Red de Mujeres en Conservación del Agua y los Bosques Amazonia Que Late” pode ser conferido na íntegra por meio do link.

Encuentro “Amazonía Que Late”

O lançamento do manifesto aconteceu durante o Encuentro Nacional de Conservación Voluntaria y Comunal “Amazonía Que Late”, organizado pela Amazónicos por la Amazonía (AMPA) e a Red de Concesiones para Conservación de San Martín (Red de CCSM), no Perú.

Durante dois dias, o evento reuniu mais de 180 iniciativas socioambientais de 12 regiões (Amazonas, Cajamarca, Piura, San Martín, Loreto, Ucayali, Pasco, Junín, Huánuco, Madre de Deus, Cusco e Arequipa), na cidade peruana de Moyobamba. Entre as organizações presentes, estavam o Hub de Bioeconomia Amazônica, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Representando o Hub de Bioeconomia Amazônica, a facilitadora Marysol Goes marcou presença na mesa de diálogo “Bioeconomía”, realizada no dia 11 de novembro. Enquanto isso, como líder do Grupo Gestor Rede de Mulheres das Águas e das Florestas (REMAF), Izolena Garrido corroborou nas discussões do “Panel de incidencia social y política”, no dia 10.

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica

O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma rede local, regional e global que conecta e articula organizações e lideranças para amplificar soluções para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. É secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e vinculada à Green Economy Coalition (GEC), uma das maiores alianças globais de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo. 

Sobre a REMAF

É uma rede colaborativa entre mulheres ativistas da sociobiodiversidade que potencializa o protagonismo feminino de populações tradicionais ribeirinhas, indígenas, quilombolas; na defesa de seus direitos públicos à saúde, educação, segurança pública, geração de renda, empreendedorismo e na busca por soluções ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Sobre a SDSN Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

 

Mais recentes

Comunicação

Fenapro conclui primeira missão empresarial com perspectivas de novos negócios para agências de publicidade

Agenda reuniu 23 empresários e lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro, com encontros com Adobe, Cenp, Grupo Telefônica, Globo e Eletromidia, em São Paulo
Filmes, séries e TV

Sessões inclusivas de cinema atendem pessoas com TEA e sensibilidades sensoriais em Manaus

Exibições de ‘Se Eu Fosse Você 3' ocorrem nos dias 24 e 26 de outubro, na Cinépolis do Manaus Plaza Shopping, com som reduzido, luzes parcialmente acesas e liberdade para circular pela sala.
Filmes, séries e TVSem categoria

Cine Memória promove exibição de documentário sobre a pandemia em Manaus

Sessão gratuita de ‘Anatomia do Caos' ocorre nesta sexta-feira (23), na Praça da Saudade, e homenageia as vítimas da Covid-19.
Comunicação

Prêmio de comunicação Salão ARP 2026 acontecerá no dia 3 de dezembro

Inscrições seguem até 28 de outubro
Comunicação

Fenapro conclui primeira missão empresarial com perspectivas de novos negócios para agências de publicidade

Agenda reuniu 23 empresários e lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro, com encontros com Adobe, Cenp, Grupo Telefônica, Globo e Eletromidia, em São Paulo
Filmes, séries e TV

Sessões inclusivas de cinema atendem pessoas com TEA e sensibilidades sensoriais em Manaus

Exibições de ‘Se Eu Fosse Você 3' ocorrem nos dias 24 e 26 de outubro, na Cinépolis do Manaus Plaza Shopping, com som reduzido, luzes parcialmente acesas e liberdade para circular pela sala.
Filmes, séries e TVSem categoria

Cine Memória promove exibição de documentário sobre a pandemia em Manaus

Sessão gratuita de ‘Anatomia do Caos' ocorre nesta sexta-feira (23), na Praça da Saudade, e homenageia as vítimas da Covid-19.
Comunicação

Prêmio de comunicação Salão ARP 2026 acontecerá no dia 3 de dezembro

Inscrições seguem até 28 de outubro

Relacionadas

Sociedade

SEST SENAT promove dia de serviços gratuitos para a comunidade em Manaus

Portas Abertas acontece no dia 8 de outubro com atividades de saúde, lazer, esporte e qualificação profissional, além de ações de instituições parceiras
Sociedade

Segurança pública em periferias de Manaus é tema de debates e atividades culturais na comunidade Mossoró

Campanha do coletivo Arte Ocupa começa neste sábado (3) e promove rodas de conversa sobre violência, justiça e defesa da vida ao longo de três finais de semana
Sociedade

Campanha arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em Manaus

Doações podem ser entregues até 10 de outubro; brinquedos serão distribuídos no Dia das Crianças, na Compensa
Acessar o conteúdo