Thaís Andrade; 16/12/2022 às 18:00

Instituto Democracia e Sustentabilidade lança portal que concentra dados de processos sobre desmatamento na Amazônia

Evento de lançamento da ferramenta on-line e gratuita acontece nesta sexta-feira, 16, com transmissão via YouTube

Com o objetivo de mapear e concentrar os processos sobre desmatamento na Amazônia, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em conjunto com outros parceiros, desenvolveu o Portal JusAmazônia, uma ferramenta de pesquisa on-line que possibilita acesso gratuito ao andamento de ações civis públicas ambientais sobre desmatamento ilegal na Amazônia. O evento de lançamento do portal foi transmitido via YouTube, no canal do IDS.

O novo portal permite que a sociedade em geral possa conhecer, acompanhar e estudar o impacto do judiciário na defesa da Floresta Amazônica e propor estratégias e medidas de aprimoramento para aumentar a eficácia das ações judiciais em defesa do bioma. As ações são alimentadas pelo portal JusBrasil, que desenvolveu, por meio da inteligência artificial, algoritmos especialmente para o projeto.

Participam do evento Brenda Brito, advogada e pesquisadora associada do IMAZON; Rafaela Leal, legal engineer da JusBrasil; Jurema Paes, legal engineer; Sophia Pfeifer, advogada ambientalista; e André Lima, coordenador do projeto e consultor sênior de política e direito socioambiental do IDS.

O JusAmazônia é resultado da parceria do Instituto de Democracia Sustentável (IDS) com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a Iniciativa Internacional do Clima e Florestas da Noruega (NICFI). Unindo suas experiências, os parceiros trazem para o portal processos ambientais estaduais e federais da região amazônica.

Sobre o IDS

Fundado em 2009, o Instituto Democrático Sustentável (IDS) é uma organização que busca pautar os temas democracia e sustentabilidade como indissociáveis, uma vez que as práticas sustentáveis fortalecem os valores democráticos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.