Patrícia Patrocínio; 02/02/2022 às 16:00

Inpe registra recorde em alertas de desmatamento na Amazônia em janeiro

O sistema de monitoramento reuniu os dados até o dia 21 de janeiro de 2022 e o número já é considerado o maior desde o começo da série histórica, em 2015

De acordo com os dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), os alertas de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica. Foram cerca de 360 km² no mês passado, conforme medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

O sistema reuniu os dados até o dia 21 de janeiro e mesmo com números parciais, a área é a maior para o mês desde que o monitoramento começou, em 2015. O monitoramento do Inpe é atualizado todas as sextas-feiras, considerando o desmatamento encontrado até a semana anterior. Ele reúne dados do sistema de medição Deter que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas, como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

De acordo com Deter, o Mato Grosso foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 118 km². Em seguida vieram Rondônia, com 99 km², Pará, com 52 km², e Roraima, com 41 km². O Amazonas teve 49 km² Acre, 9 km²; e o Maranhão, 1 km². Tocantins e Amapá não registraram alertas.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.