A revista internacional Forbes pesquisou e criou um índice dos 50 melhores países para ecoturismo. Na publicação, a revista internacional coloca o Brasil em primeiro lugar, citando o Complexo de Conservação da Amazônia Central, localizado no estado do Amazonas.
Com o primeiro lugar no índice da Forbes, o Brasil recebeu a pontuação 94,9 do total de 100 pontos. Logo em seguida há o México com 86 pontos, e Austrália com 84.
Segundo a revista, a pontuação é baseada em fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas num país, o número de espécies por 10 km2, a porcentagem da massa terrestre do país que está protegida e o número de sítios do Património Natural da Unesco que possui.
“O Brasil é o país com maior biodiversidade de todos os destinos que pesquisamos, com mais de 43.000 espécies animais e vegetais diversas. Isto apesar do desmatamento em grande escala da Amazônia. Cerca de 30% da massa terrestre do Brasil está atualmente protegida. Isto inclui oito sítios do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, um dos quais é o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirma a publicação.
O Complexo de Conservação da Amazônia Central, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é uma área que faz parte da Lista de Patrimônio Mundial pela Unesco e possui mais de seis milhões de hectares, sendo ainda uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo.
O complexo é formado pelo Parque Nacional do Jaú (inscrito em 2000), as reservas Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e o Parque Nacional Anavilhanas (inscrito em 2003), todos localizados no estado do Amazonas.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.