No contexto do chamado “Pacote Objetivo 55”, a UE está trabalhando na revisão da sua legislação em matéria de clima, energia e transportes, a fim de alinhar a legislação em vigor com as ambições para 2030 e 2050. O pacote inclui também várias novas iniciativas. Uma delas é referente à proibição da venda de carros a combustão, que foi votada e aprovada pelo Parlamento Europeu por 339 votos a 249, além de 24 abstenções.

O texto define que a venda de carros a gasolina, diesel ou outra propulsão a combustão ficará proibida até 2035. Agora, o resultado da votação, favorável ao meio ambiente, será encaminhado para a análise do Conselho Europeu e, posteriormente, o assunto será debatido com a Comissão Europeia e o Parlamento para que uma data definitiva possa ser escolhida.
A meta da União Europeia é reduzir as emissões de CO2 no continente em 55% até 2030, chegando à neutralidade total em 2050. Diversos estudos mostram que os carros a combustão são os principais poluentes e, por isso, são tratados como ponto primordial no planejamento traçado para essa redução.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.