Considerado um dos mais importantes rios do Amazonas, e de toda a região Norte, o Rio Negro atingiu a marca de 12,66 metros nesta sexta-feira, 4 de outubro, batendo recorde devido à seca severa e histórica deste ano.
Anteriormente, o nível mais baixo já registrado era de 12,70 metros, atingido em outubro de 2023, segundo dados divulgados pela medição do Porto de Manaus. Em 2021, o rio atingiu a cota máxima de 30,02 metros durante a cheia daquele ano.
Estiagem 2024
A seca severa de 2024 atinge diretamente a população local, que necessita dos rios da região para transporte, alimentação, abastecimento de recursos, entre outros.
De acordo com o Boletim Estiagem divulgado na quinta-feira, 3 de outubro, pela Defesa Civil do Amazonas, todos os seus 62 municípios estão em estado de emergência devido à seca, afetando mais de 747 mil pessoas.
O boletim mostra as cotas diárias, mínimas e máximas de várias calhas de rios do Amazonas. Além do Rio Negro, outras calhas atingiram mínimas históricas: Médio Solimões em Fonte Boa (7,27 m), Baixo Solimões em Manacapuru (2,51 m) e calha do Juruá em Itamarati (4,83 m). As calhas do Alto Solimões, Médio e Baixo Amazonas, Purus e Madeira também estão próximas de atingir as mínimas registradas.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.