Dados do MapBiomas informam que 16,3 milhões de hectares foram queimados no Brasil entre janeiro e dezembro de 2022. Esse número representa um crescimento de 14% em comparação a 2021.
Da área total queimada na Floresta Amazônica ao longo do ano passado, 70% do desmatamento aconteceu entre agosto, setembro e outubro. No entanto, o mês de dezembro surpreendeu: o bioma queimou 50% a mais do que na mesma época em 2021. A formação florestal foi o tipo de vegetação nativa que mais queimou na Amazônia no ano passado: 30% da área queimada entre janeiro e dezembro de 2022.
As Terras Indígenas que lideram o ranking de área queimada em 2022 são: Parque Indígena do Araguaia, TI Raposa Serra do Sol e Parque Indígena do Xingu. Somente em dezembro de 2022, o ranking é liderado por TI Raposa Serra do Sol, São Marcos e Parque do Tumucumaque, terras localizadas na porção norte da Amazônia, onde o fogo acontece normalmente de dezembro a fevereiro.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.