Tuane Silva; 11/10/2022 às 17:00

Alunos do Amazonas são finalistas do Solve For Tomorrow Brasil 2022

Municípios de Manacapuru e Coari têm projetos de destaque na 9ª edição brasileira do programa global de cidadania corporativa da Samsung

A Samsung anuncia os dez finalistas da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da empresa que, no Brasil, tem coordenação geral realizada pelo Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Foto: Divulgação

O Norte e o Nordeste são as regiões com mais projetos finalistas dessa 9ª edição do programa, cada uma com três equipes selecionadas, totalizando seis finalistas. O Sudeste é a segunda região de maior destaque, com dois projetos finalistas. As regiões Sul e Centro-Oeste têm um projeto selecionado cada. Além disso, o recorte por estado coloca São Paulo e Amazonas como destaque, cada um com duas equipes selecionadas para a final do programa. Santa Catarina, Maranhão, Ceará, Bahia, Rondônia e Mato Grosso do Sul têm um projeto finalista cada.

A maioria das equipes que estão concorrendo ao prêmio têm em comum a temática de seus projetos: a sustentabilidade. Cinco deles são focados em iniciativas de produção sustentável, como a produção de embalagens biodegradáveis e de luvas a partir de bioplástico, por exemplo. Outras equipes finalistas criaram soluções com foco em energia eólica e economia no consumo de gás. Há, ainda, propostas voltadas ao tratamento da água, à recuperação ambiental e à área da saúde.

Conforme o cronograma da edição, as dez equipes finalistas devem produzir um vídeo falando sobre seu projeto. Esses vídeos estarão disponíveis no site do programa no período de votação, que terá início em 8 de novembro. Além disso, entre os dias 5 de outubro e 8 de novembro, as equipes finalistas terão sessões de mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos antes da final, que acontece em 22 de novembro e será marcada pela cerimônia de encerramento junto ao anúncio dos vencedores.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em sua atual edição, o programa registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao ano anterior. Além disso, em 2022 a iniciativa teve um crescimento de 20% no número de escolas inscritas em comparação a 2021, e obteve inscrições de todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram maior número de projetos registrados.

“Ao ter como foco escolas públicas e oferecer atividades de mentoria e formação, o programa Solve for Tomorrow Brasil contribui para a promoção da qualidade na educação brasileira”, afirma Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec. “Destaco também a relevância das propostas finalistas em 2022. São projetos conectados com os desafios atuais e do futuro, sobretudo na área ambiental”.    

O Prêmio Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

 

Confira os projetos da Região Norte finalistas da 9ª edição do Solve for Tomorrow:

 

ESC ESTADUAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Fogão Híbrido (FH01) potencializando a economia no consumo do gás de cozinha

Manacapuru/AM

 

IFRO – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da leishmaniose

Porto Velho/RO

 

ESC EST CETI PROFESSOR MANUEL VICENTE FERREIRA LIMA

Microestação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil

Coari/AM

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.