O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi indicado a quatro categorias no Oscar 2026.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.
Com o feito, o filme se consolida como um dos maiores destaques do Brasil na história recente do Oscar e iguala “Cidade de Deus”, que também disputou quatro estatuetas na principal premiação do cinema mundial.
O longa brasileiro concorre nas seguintes categorias:
- Melhor Filme
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Ator, pela atuação de Wagner Moura
- Melhor Elenco
As indicações reforçam o reconhecimento do filme tanto no aspecto artístico quanto técnico, além da força do cinema nacional no cenário internacional.
Ambientado no Recife dos anos 1970, em pleno período da ditadura militar brasileira, O Agente Secreto é um thriller que utiliza o contexto político da época como pano de fundo para a narrativa.

‘Sonhos de Trem’
Além do destaque conquistado por “O Agente Secreto”, o Brasil também marca presença no Oscar 2026 em uma categoria técnica.
O diretor de fotografia Adolpho Veloso foi indicado à estatueta de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.
O drama é dirigido por Clint Bentley e estrelado por Joel Edgerton e Felicity Jones, sendo elogiado pela estética visual e pela condução sensível da narrativa, elementos que contribuíram para o reconhecimento do trabalho de Veloso pela Academia.
Na disputa pela estatueta, o brasileiro concorre com Marty Supreme, Frankenstein, Pecadores e Uma Batalha Após a Outra, ampliando a representação do Brasil na edição de 2026 da maior premiação do cinema mundial.