O projeto Cinema de Arte realiza neste sábado (23/05), às 18h30, a exibição gratuita do documentário amazonense “Estradas e Rastros”, dirigido por Teffy Rojas, no Cineteatro Guarany, localizado na Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, nº 1.546, no Centro de Manaus. A programação tem classificação indicativa livre e integra as ações promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Fotos: Tayane Kerollene / Divulgação
Com 16 minutos e 51 segundos de duração, o documentário acompanha a trajetória dos artistas circenses e performers Andirá Angeli e Jean Winder, explorando os desafios enfrentados por profissionais da arte que atuam na região Norte do país. A produção aposta em uma narrativa de linguagem surrealista para discutir temas como pertencimento, identidade e permanência artística na Amazônia.
Ao longo do filme, o professor e poeta Rafael César conduz reflexões sobre memória, arte e resistência cultural, funcionando como fio narrativo da produção. Entre relatos pessoais, performances e experiências construídas na cena cultural manauara, o documentário apresenta um retrato sobre o cotidiano de artistas independentes e os obstáculos enfrentados para manter atividades culturais na cidade.

Fotos: Tayane Kerollene / Divulgação
A obra também destaca o papel do circo contemporâneo e da performance dentro da produção artística amazonense, além de reforçar a importância do audiovisual independente produzido na região. A proposta é aproximar o público de narrativas locais e ampliar a visibilidade de artistas da Amazônia.
Integrando a programação do Cinema de Arte, a exibição faz parte de uma iniciativa voltada à difusão de produções audiovisuais independentes e regionais por meio de sessões gratuitas e acessíveis ao público.
Serviço
O quê: Exibição do documentário “Estradas e Rastros”
Quando: Sábado, 23 de maio, às 18h30
Onde: Cineteatro Guarany – Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, nº 1.546, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre