O Sesc Amazonas está com inscrições abertas para a Oficina de Introdução à Mediação Cultural, que será realizada no dia 23 de maio, das 9h às 16h, na Biblioteca Thiago de Mello, localizada no Sesc Centro, na rua Henrique Martins, nº 427, em Manaus. Gratuita, a atividade é voltada a profissionais da área cultural e pessoas interessadas em atuar no setor.

Imagem: Divulgação/Sesc
A oficina será conduzida por Beatriz Domingues, diretora da Atrela Agência Cultura e profissional atuante no campo da mediação cultural no Amazonas. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Sesc Amazonas.
A proposta da formação é apresentar conceitos introdutórios sobre mediação cultural, prática que busca aproximar o público das manifestações artísticas e culturais a partir de estratégias de diálogo, acessibilidade e participação coletiva.
Oficina discute cultura, acessibilidade e formação de público
Podem participar artistas, produtores culturais, mobilizadores comunitários, agentes de cultura popular, empreendedores da economia criativa e demais interessados no tema. Segundo a organização, não é necessário possuir formação específica na área, já que a atividade parte do entendimento de que diferentes agentes culturais já exercem, na prática, funções de mediação.
Durante a programação, os participantes terão contato com debates sobre diversidade, territorialidade, relações geracionais e acessibilidade como elementos fundamentais nas práticas culturais contemporâneas.
A mediação cultural envolve ações desenvolvidas em espaços como museus, galerias, saraus, ocupações culturais, festas populares e projetos comunitários, promovendo conexões entre obras, artistas e público.
Mediação cultural como ferramenta de aproximação
Segundo Beatriz Domingues, a proposta da mediação cultural vai além da interpretação artística e busca criar experiências de aproximação entre as pessoas e a arte.
“A mediação cultural é uma forma consciente de criar estratégias para aproximar o público não só da interpretação da arte, mas da sua própria capacidade de sentir e se relacionar com o que está sendo apresentado. O papel do mediador é criar caminhos para que cada pessoa possa viver essa experiência a partir da sua própria percepção de mundo, da sua realidade. É criar conexão. É trazer a arte para perto de quem está ali”, afirmou.
As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado ao final da atividade. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (92) 98107-1818.