A 3ª edição do “Graffiti Day” acontece nesta sexta-feira (27), das 15h às 21h, na Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso), na avenida Ramos Ferreira, Centro de Manaus. Com entrada gratuita, o evento reúne grafiteiros, apresentações musicais e roda de conversa para valorizar a arte urbana e fortalecer a cultura periférica na cidade.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Realizado em alusão ao Dia Internacional do Graffiti, celebrado em 27 de março, o evento também presta homenagem a Alex Vallauri, considerado um dos principais nomes na difusão do graffiti no Brasil. A iniciativa é idealizada pelo Coletivo Conexão Graffiti, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.
Arte ao vivo e diálogo com o público
Um dos destaques da programação é o “Live Paint”, com a participação de nove grafiteiros manauaras: Audio, Blur, Cria, Denis Ldo, Lobão, Marieta, Oli, Panda e Sprok. Os artistas irão produzir painéis ao vivo, permitindo que o público acompanhe o processo de criação das obras.
O evento também promove uma roda de conversa entre artistas e participantes, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre o graffiti e reforçar sua importância como expressão cultural e artística.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Música e diversidade cultural
A programação inclui pocket shows com artistas da cena urbana, entre eles a rapper indígena MC Cida Aripória e o DJ Junior Xoque, que levam ao palco apresentações ligadas à identidade, território e resistência cultural.
Segundo o produtor cultural Avelino Marinho Borges (Astro), o Graffiti Day busca fortalecer a troca de experiências entre os participantes. “É um espaço de troca de ideias, aprendizado coletivo e fortalecimento da cultura urbana”, afirmou.
Preservação do espaço público
Realizado em um dos pontos históricos do Centro de Manaus, o evento também prevê medidas de preservação do patrimônio. A organização informa que a área de pintura será protegida com lonas para evitar danos ao piso de pedras portuguesas da praça.