Nesta quinta-feira (22), o público manauara recebe mais uma edição do “Esquenta Banda da Bica”, evento que antecede o tradicional bloco “Banda da Bica”, com muita agitação e alegria para os foliões. A festa acontece a partir das 20h, no Bar do Armando, localizado na rua 10 de Julho, no Centro Histórico de Manaus. A programação é aberta ao público.

A atração principal é Rosivaldo e os Metais de Olinda, que promete animar a galera com frevo e as clássicas marchinhas carnavalescas. Outro destaque do evento, é o lançamento da marchinha da Bica, que é aguardada pelo público por conta da tradição de abordar temas polêmicos da política local ou nacional, comportamentos, tendências e outros acontecimentos relevantes e populares.
Neste ano, a comemoração apresenta a marchinha “A Bica não é ching ling, mas o tambaqui agora fala mandarim”, com um tom humorístico que ironiza a presença do tambaqui na cadeia produtiva asiática, destacando a originalidade do peixe quando criado na região amazônica. A música é interpretada pela cantora amazonense Márcia Siqueira, coroada como “Madrinha da Banda 2025”.
A Banda da Bica foi criada em 1986 por frequentadores do tradicional Bar do Armando, no Centro de Manaus. O local foi fundado em 1970 por Armando Dias Soares, português que chegou à capital manauara em 1953. O empresário morreu em 2012, aos 77 anos, e sua filha, Cláudia Soeiro, seguiu assumindo o bar.