Thaís Andrade; 11/11/2022 às 16:00

YouTube Music celebra artistas negros em quatro coleções exclusivas

Em destaque na página principal do app, os mixes exploram temas como resistência, orgulho e consciência

Como forma de exaltar a cultura afro-brasileira, o YouTube Music lança quatro novas coleções exclusivas, formadas por playlists, álbuns e videoclipes que colocam como destaque na página principal do app grandes artistas negros da música brasileira. São elas: “Legado Visual Negro”, “Raiz da Liberdade”, “Excelência Negra” e “Pérolas Negras”.

As coleções fazem parte de uma iniciativa do YouTube de realçar a diversidade de ritmos e histórias, sobretudo durante o mês da Consciência Negra. Além disso, a ação busca atribuir reconhecimento ao talento de artistas, compositores e produtores musicais de descendência afro que contribuem com a música no Brasil e no mundo, colocando em destaque seu trabalho. 

Direcionadas para todos os públicos, as listas reúnem figuras de relevância do cenário contemporâneo e que são reconhecidas internacionalmente, como Mc Soffia, L7NNON e IZA. Artistas como Gilberto Gil, Elza Soares, Racionais, Sandra de Sá e Chico César, que por meio de suas letras impactam gerações e possuem influência de alcance global, também integram as playlists

“A música sempre foi um meio de protesto. No caso da população negra, as letras e as melodias são uma forma de ampliar a sua voz e protestar contra as injustiças sociais que enfrenta no dia a dia, como o preconceito, que faz vítimas mortais todos os dias; ou a invisibilidade, que priva muitos direitos desses cidadãos, que hoje representam mais da metade de todo o povo brasileiro”, aponta Flavio Marcondes, head de programação do YouTube Music para América Latina.

Playlists

Apesar de carregarem o mesmo objetivo, cada mix conta com uma narrativa única. A coleção “Raiz da Liberdade” reúne uma série de outras playlists que combinam músicas nacionais e internacionais, e tem como temática central a resistência, seja da cultura ancestral, das mulheres pretas, de moradores das comunidades ou dos devotos de alguma religião. Exprimindo o orgulho negro, a lista reúne desde nomes femininos, cantores de reggae, soul e R&B até nomes da música cristã norte-americana. 

Relatando os desafios que a comunidade negra enfrenta no país através de vídeos e das vozes de grandes cantores brasileiros,Legado Visual Negrodenuncia o preconceito racial, a invisibilidade social, a marginalização e outros obstáculos, como o baixo acesso à educação e à empregabilidade. Djonga, Milton Nascimento, Liniker e Mc Tha são algumas das vozes que falam sobre essas desigualdades.

Funcionando como uma coletânea, o mix “Excelência Negra” reúne diferentes playlists que trazem em seu conteúdo os hits mais populares de compositores e produtores musicais do Brasil e do mundo, como Quincy Jones, Ludmilla, Martinho da Vila e WondaGurl.

Pérolas Negras” encerra o catálogo de coleções exclusivas, trazendo os álbuns de maior sucesso de algumas das mais marcantes vozes negras do Brasil da atualidade e de outras décadas. Dentre elas podemos destacar Alcione, Emicida, Tim Maia e Lia de Itamaracá, além de grupos musicais, como o nordestino Olodum. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.