O WME Awards by Music2! é o primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo da música, e este ano retorna ao formato presencial durante sua sexta edição, no dia 21 de dezembro. Criado em 2017 por Claudia Assef, Fátima Pissarra e Monique Dardenne, o prêmio se desmembra em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.
Desde a sua primeira edição, o WME tem Preta Gil como apresentadora e anfitriã. O objetivo do evento é celebrar as profissionais que se destacaram durante o ano em diferentes áreas do mundo musical.
Ao todo, o evento promove premiação em 17 categorias. Para voto popular, as profissionais concorrem em nove categorias diferentes, sendo elas: “Álbum”, “Cantora”, “DJ”, “Música Alternativa”, “Música Latam”, “Música Mainstream”, “Revelação”, “Show” e “Videoclipe”.
Já para voto técnico as oito categorias são: “Compositora”, “Diretora de Videoclipe”, “Empreendedora Musical”, “Instrumentista”, “Jornalista Musical”, “Produtora Musical”, “Profissional do Ano” e “Radialista”. As categorias exclusivas para júri técnico são votadas pelas embaixadoras do prêmio.
Com sua pluralidade, o WME abrange todas as regiões do Brasil, levando diversidade entre as candidatas. No Norte, nomes se destacaram e foram indicados à premiação. Para voto popular, a paraense Gaby Amarantos foi indicada para a categoria “Álbum”, com a obra “Purakê”.
A serem escolhidas pelo voto técnico, outras mulheres muito presentes no cenário musical brasileiro que também receberam indicações são Aíla, cantora, compositora e empresária de Belém, no Pará; e Bete Dezembro, produtora de eventos muito importante para o circuito de shows em Manaus. Ambas concorrem ao prêmio “Empreendedora Musical”.
Bete Dezembro comanda a Fábrica de Eventos, produtora de eventos e shows fundada em Manaus. A empreendedora é de Santo André, em São Paulo, mas, em homenagem, recebeu título de cidadã amazonense, por reconhecimento pelo seu trabalho no estado.
Além das indicadas à premiação, o WME coloca em destaque as homenageadas do ano: Elza Soares, um dos maiores nomes da música brasileira e que faleceu em janeiro de 2022, e a cantora e compositora Margareth Menezes.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.