O vencedor do Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica 2024, o violinista ucraniano Dmytro Udovychenko, sobe ao palco do Teatro Amazonas nesta quinta-feira (23), às 20h, em Manaus. O concerto será gratuito e contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus.Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h30, sem lugar marcado.
O concerto terá um repertório que mistura tradição e contemporaneidade, começando com o Hino Nacional da Ucrânia, de Mykhailo Verbytskyi, seguindo pelo Concerto para violino nº 3 em ré maior, K.211, de Wolfgang Amadeus Mozart, e encerrando com a Sinfonia nº 3 em si menor, op.50, de Borys Lyatoshynsky.
A apresentação integra a turnê nacional de Udovychenko, que passa por cinco capitais brasileiras em outubro, com direção artística de Cristina Barros Greindl e Fábio Caramuru, realizada com recursos da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, e patrocínio de Coimpa/Umicore, Peróxidos do Brasil e BNP Paribas.
Um talento em ascensão internacional

Nascido em 1999, Dmytro iniciou seus estudos de violino aos cinco anos de idade. Formou-se na Escola de Música de Kharkiv e na Universidade de Artes Folkwang, na Alemanha, e aperfeiçoou-se com grandes nomes do instrumento, como Ana Chumachenco, Leonidas Kavakos e Christian Tetzlaff, na Academia de Kronberg.
Ao longo da carreira, conquistou premiações internacionais, incluindo concursos realizados em Lituânia, Ucrânia, Itália, Canadá e Singapura. O Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica, fundado em 1937, é uma das competições mais prestigiadas do mundo.
Alternando entre piano, violino, violoncelo, canto e composição, o prêmio reconhece talentos globais e é referência em música clássica, homenageando a monarca belga que também tocava violino.
Após Manaus, Udovychenko segue para São Paulo, onde se apresenta no Teatro Cultura Artística, e encerra sua passagem pelo país em Belo Horizonte, como solista ao lado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Ira Levin.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.