Sofia Lourenço; 19/11/2024 às 17:04

Tocantins anuncia programação cultural de fim de ano

Programação de fim de ano conta com mais de 30 atrações e seminário sobre economia criativa

A partir de 28 de novembro, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio da Secretaria Executiva de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom), dará início a uma vasta programação cultural para celebrar o fim de ano. A agenda inclui mais de 30 atrações artísticas e um seminário sobre economia criativa, com eventos programados para os meses de novembro e dezembro.

Imagem: Reprodução/ Internet

A abertura oficial será no dia 28 de novembro, com shows de artistas locais, seguidos por um grande show nacional do cantor Zé Geraldo e banda, na Praça dos Girassóis, palco que será montado em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. A programação musical se estenderá até 1º de dezembro, com apresentações de grandes nomes da música regional e nacional, como Dorivã, Everton dos Andes, Lucimar, Nilson Chaves e Geraldinho Lins.

Além da música, o destaque fica para o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. Com o tema Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local, o seminário reunirá especialistas, empreendedores e gestores públicos para debater o papel da cultura e da inovação no desenvolvimento de territórios criativos. Confirmaram presença nomes como Lala Deheinzeli (SP), Luiz Chaffin (GO) e Alfredo Bertini (PE).

Para o fim de semana seguinte, a programação inclui ainda apresentações de talentos locais como Sabrina Fittipaldi, Keila Lipe, Badinho, e Enlace Orquestra, além de outras atrações que marcarão o maior evento de cultura organizado pela Secult desde sua recriação em 2023.

Entretanto, a Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que também estava prevista para o período de 28 de novembro a 1º de dezembro, foi adiada para 2025. A decisão foi tomada devido à antecipação do encerramento do exercício financeiro do governo, conforme o Decreto nº 6.860, publicado em 31 de outubro. O evento de artesanato não poderia ser realizado no prazo estipulado, o que levou à suspensão do edital de chamamento público para a seleção dos expositores.

Com o adiamento da Fenartto, os 30 artesãos já selecionados para participar terão sua participação garantida na edição de 2025. A programação completa das atrações artísticas e do Seminário de Economia Criativa será divulgada nos próximos dias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.