Tuane Silva; 04/01/2023 às 16:30

Teatro Amazonas ganha versão no metaverso

O acesso de forma gratuita será até o dia 30 de janeiro

Foto: Michael Dantas

O Teatro Amazonas está fazendo parte de uma exposição gratuita no metaverso, com uma versão digital do patrimônio histórico que foi feita em comemoração aos seus 126 anos. 

Pessoas do mundo todo poderão vivenciar virtualmente, seja pelo celular ou computador, os detalhes de um dos teatros mais belos do mundo. O link para acessar a novidade está disponível até 30 de janeiro.

Segundo a diretora institucional e de tecnologia da VAT, Michelle Melo, uma das idealizadoras do projeto, o ambiente virtual desenvolvido pelos profissionais da empresa é uma forma de contribuir para a história do Teatro Amazonas. “É uma responsabilidade importante e criativa para todos os profissionais envolvidos”, afirma Michelle, que integrou um grupo de três empresas de tecnologia envolvidas no projeto.

No Portal da Cultura, o visitante pode acessar o banner com o link do metaverso, e em seguida escolher acessar pelo navegador ou por um dos aplicativos disponíveis para Android e iOS. Ao entrar no ambiente, o usuário preenche um apelido, e o metaverso do teatro é apresentado com informações de navegação on-line.

Na área externa do metaverso, a arquitetura conta com uma animação 3D da cúpula e um áudio explicativo sobre a sua origem e composição, informações dos músicos do espaço cultural e decorações natalinas típicas de dezembro. A fachada também foi modelada em arte 3D, e no local é possível observar detalhes arquitetônicos como o teto, as portas e as colunas, todos próximos da realidade.

Além das partes externas, o metaverso também apresenta sala de vídeo com a história do Teatro Amazonas e reserva acesso a outras salas da exposição, como a Sala Amazonas Filarmônica, a Sala Festival de Ópera, o Salão Nobre e a Tour 360 do Teatro, todas com contextualização histórica e visualização de composição da arquitetura teatral.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.