Tuane Silva; 03/05/2022 às 15:30

Sueli é a primeira personagem surda da Turma da Mônica

Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD)

A Turma da Mônica terá a sua primeira personagem surda, Sueli, uma garota de 9 anos que é fã de esportes. Sueli fez sua estreia nas redes sociais do Instituto Maurício de Sousa em parceria com a 24a Surdolimpíadas de Verão, que acontece entre os dias 1o e 15 de maio, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/ Instituto Maurício de Sousa

Sueli se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio legal de comunicação e expressão dos surdos, conforme a Lei 10.436/2002. Em suas histórias, Sueli deve abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão.

A ideia de criar a personagem nasceu de uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa: “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.

Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.