O festival de artes integradas, #SouManaus Passo a Paço, iniciou sua edição de 2023 na última terça-feira, 5. Antes mesmo do público ser liberado para circular entre os espaços do evento, filas já se formavam nos portões espalhados pelo centro de Manaus.
Durantes os três dias de festival – de 5 a 7 de setembro – os visitantes movimentaram os espaços voltados à moda, gastronomia, cultura urbana, exposições de arte, artesanato produzidos na região, além dos palcos que receberam as principais atrações musicais do #SouManaus.
No primeiro dia de evento, as ruas do centro estavam mais movimentadas. Foram cerca de 170 mil pessoas. Na mesma noite, Humberto Gessinger e Murilo Huff foram as grandes atrações do Palco Amazona. Gessinger tocou pela primeira vez músicas do seu próximo álbum “Quatro cantos de um mundo redondo”, previsto para o dia 26 de setembro. O artista elogiou a plateia manauara aquecida, que cantou em coro todos os sucessos do roqueiro ex-integrante da banda Engenheiros do Hawaii. O show teve direito a bis: depois de se despedir, Gessinger retornou ao palco com “Ninguém = Ninguém”, “Pose” e alguns outros sucessos.
No fim da noite, o Palco Coreto estava rodeado de visitantes se divertindo ao som do grupo 3 Gatos Pingados. O grupo trouxe sambas já consagrados na música brasileira, e também músicas autorais como “Samba e Solidão”. O coreto e a Praça Dom Pedro II receberam ainda, ao longo de todo o festival, apresentações circenses, o Mapping Performático do Gandhicats Project, e outras ativações.
No palco urbano estavam reunidas atividades como parkour, skate e bicicleta com obstáculos, um palco musical com atrações locais, breaking dance, opções de alimentação, e lojas de artigos diversos.
Já o palco principal, Guardião da Amazônia, recebeu na primeira noite Léo Magalhães, Zé Felipe e Virginia, e a atração internacional desta edição, o DJ David Guetta. A atração mais esperada de todo o #SouManaus subiu ao palco às 23h35, e se deparou com a área de show lotada pelos visitantes. Sua primeira palavra durante a apresentação foi o nome da cidade, iniciando o setlist com “I’m Good (Blue)”, seu novo sucesso em parceria com Bebe Rexha, seguido de diversos sucessos da música pop e eletrônica como “What Is Love”, “Sexy Bitch”, “Satisfaction”, “Titanium”.
No segundo dia de festival, quem se destacou no Guardião da Amazônia foram Zeca Pagodinho e Marina Sena. Pagodinho fez os manauaras sambarem com os clássicos de sua longa carreira, enquanto Marina cantou sucessos dos seus dois álbuns de carreira. A mineira ferveu o palco ao som de “Ombrim (ai que delícia o verão)” e o sucesso “Por Supuesto”, ritmos que combinaram com o calor amazônico que fazia na noite da quarta-feira, 6, mas que agradou a cantora.
O Palco Amazona recebeu o rock, com Lobão e a banda Biquini como os principais da noite. Já o Palco Coreto contou com nomes como Beatriz Procópio, Duda Raposo, Highway, entre outros.
O último dia de #SouManaus Passo a Paço 2023 ofereceu aos visitantes opções diferentes de entretenimento, comparando com os demais dias de festival. Foi possível observar que o público era diferente: houve a maior presença de famílias e crianças.
Na Praça Dom Pedro II era possível aproveitar atrações circenses que envolviam os pequenos em brincadeiras infantis, recheadas de humor. No Palco Coreto, a Banda Saci apresentou um repertório repleto de músicas diversas, entre elas músicas infantis para as crianças presentes. Conforme o vocalista, o intuito era divertir as crianças usando estímulo musical. Outro destaque do palco foi a apresentação do grupo de percussão alternativa Curumim na Lata. As crianças e integrantes do grupo tocaram diversas versões de músicas, incluindo toadas dos bois Garantido e Caprichoso conhecidas pelo público presente.
Outras atividades também surpreenderam: o espaço geek no Casarão da Inovação Cassina permitiu o contato dos presentes com o mundo gamer. As atrações eram torneio de Free Fire, Fifa, Just Dance, jogos retrô, entre outros. Já no espaço urbano, além de shows musicais, foi possível acompanhar a apresentação de grupos de dança da cidade.
Os palcos principais receberam ainda atrações religiosas. O Padre Fábio de Melo e a cantora Isadora Pompeo subiram ao Guardião da Amazônia tocando sucessos que animaram os presentes, enquanto o Amazona teve como destaques Israel Salazar e a Banda Amém.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.