‘Sebastião’ conquista prêmios no Festival de Teatro da Amazônia 2025 e celebra sucesso nacional
Espetáculo do Ateliê 23 celebra reconhecimento no Festival de Teatro da Amazônia 2025 com prêmios de ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Trilha Sonora’
O espetáculo “Sebastião”, do grupo Ateliê 23, foi um dos grandes destaques do 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) ao conquistar duas categorias da Mostra Competitiva Jurupari Adulto: “Melhor Som ou Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares.
A cerimônia aconteceu na noite do último domingo (12), no Teatro Amazonas, encerrando o evento com homenagens e emoção.
Reconhecido pelo público e pela crítica, “Sebastião” teve oito indicações no total, incluindo “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e uma segunda nomeação na categoria “Melhor Ator” para Eric Lima.
Dirigido por Taciano Soares e Eric Lima, o espetáculo é inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca.
A peça recria memórias da década de 1970 ambientadas no bar que dá nome à obra, mesclando música, depoimentos e performances que abordam temas como violência, identidade e pertencimento.
A trilha sonora original — também premiada — está disponível nas plataformas de streaming e inclui as faixas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”.
Bastidores e criação da trilha sonora
A banda do espetáculo é composta por Zanisk e Luana Aranha (baixo e beats), Mady (guitarra) e Bruno Rodriguez (teclado).
O produtor musical Guilherme Bonates integrou as primeiras temporadas da montagem, sendo responsável pela produção e direção musical junto de Eric Lima e Taciano Soares.
“Eu estava ansioso por esse prêmio, é o que faço mais questão, porque tenho muito amor por essa banda de ‘Sebastião’. Foi um encontro de amor e relacionamento que tivemos”, disse Eric Lima ao receber o troféu ao lado dos músicos.
O processo criativo foi intenso: meses de improvisações e ensaios diários deram origem às composições originais.
“Foi um privilégio estarmos juntos nesse trabalho”, completou Eric.
Crédito: Divulgação / Festival de Teatro da Amazônia (Cerimônia)
Taciano Soares dedica prêmio à equipe
Premiado como Melhor Ator, Taciano Soares — que interpreta a cigana Carmencita — dedicou o reconhecimento a toda a equipe do Ateliê 23.
“Tenho muita honra de reunir pessoas incríveis. Agradeço pela dedicação e confiança na sala de ensaio”, afirmou Taciano.
“Eric Lima, esse prêmio também é seu. Só a gente sabe os caminhos que percorremos para abrir fronteiras”.
A ficha técnica inclui ainda Daphne Pompeu (dramaturgia), Emily Danali e Andira Angeli (assistência de direção), Lacruz (assistência de produção), Lore Cavalcanti e Paulo Martins (iluminação) e Manuella Barros (assessoria de imprensa).
Trajetória nacional de sucesso
Desde a estreia, em novembro de 2024, “Sebastião” tem percorrido festivais nacionais e internacionais, representando o teatro amazonense em importantes palcos.
A montagem participou de eventos como o Festival Internacional de Teatro de Brasília (Cena Contemporânea), o Festival de Curitiba 2025, a Mostra Todos os Gêneros (Itaú Cultural) e o #SouManaus Passo a Paço 2025.
Em novembro, o grupo segue para o Festival Velha Joana, no Mato Grosso, após ser selecionado entre mais de 700 inscritos para integrar a programação oficial.
O sucesso também se estende ao cenário nacional. “Sebastião” foi indicado em diversas categorias no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, entre elas:
“Melhor Companhia de Teatro”
“Melhor Elenco”
“Melhor Qualidade Artística de Produção”
“Melhor Figurino”
“Melhores Adereços e Objetos de Cena”
Essa é a segunda participação do Ateliê 23 no prêmio, que reconhece os melhores profissionais do teatro brasileiro.
Em 2023, a companhia conquistou o título de “Melhor Companhia” e o espetáculo “Cabaré Chinelo” venceu em “Melhor Figurino”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.