O rapper paraense Sumano lançou o seu primeiro álbum, “Nortes”. Composto por dez faixas e contando com colaborações de artistas nortistas, a obra já está disponível nas plataformas de streaming de áudio e pode ser acessada pelo link.
A vivência nortista do interior do território amazônico reflete e influencia o resultado final de “Nortes”. Sumano é natural da comunidade Vila Menino Deus, localizada às margens do Rio Anapu, no município de Igarapé Miri.
“Meus versos trazem à tona um questionamento importante sobre nós, pessoas negras: por que sempre esperam que a gente seja a revolução ou a revolta? Às vezes, não queremos ser isso; queremos, na verdade, viver, curtir uma tarde de sol no rio ou jogar futebol com nossos amigos sem ter que pensar em revolta”, comenta Sumano em matéria da Fundação Cultural do Estado do Pará.
Outras referências para a sonoridade de “Nortes” são também artistas nortistas. Alguns deles fazem parte da lista de colaborações presentes no álbum. Victor Xamã, Moraes, Roxy, Nill, Malu Guedelha, Karen Francis, Drin Esc, Nic Dias e Kurt Sutil são algumas vozes ouvidas na obra.
A produção de “Nortes” conta com faixas como “Craque”, que é o primeiro single do álbum; “Reconectar”, que abre o disco e conta com a colaboração de Victor Xamã; “É o Jogo”, uma faixa com um ritmo mais melódico e em parceria com Nill e Malu Guedelha, entre outras.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.