Coolio, importante rapper para a cena hip hop da década de 1990, morreu aos 59 anos de idade na tarde desta quarta-feira, 28, em Los Angeles. O artista, cujo nome verdadeiro é Artis Leon Ivey Jr., iniciou na cena de rap no final dos anos 1980, mas explodiu em 1995 com o sucesso “Gangsta’s Paradise”.
Segundo informações divulgadas pela CNN, paramédicos que atenderam a emergência médica do artista realizaram tentativa de ressuscitação por cerca de 45 minutos, até que sua morte foi declarada pouco antes das 17h. De acordo com o site TMZ, o fato ocorreu durante a visita à casa de um amigo.
A causa oficial da morte não foi divulgada, mas a suspeita inicial é de parada cardíaca.
Em sua carreira musical, Coolio teve como primeira música de destaque “Fantastic Voyage”, mas foi o hit “Gangsta’s Paradise”, lançado em 1995, que alcançou grande sucesso nas paradas de música, proporcionando fama e consolidando a carreira do artista.
Considerada atemporal, “Gangsta’s Paradise” continua conquistando ouvintes e se mantém relevante no mundo da música. A canção, que faz parte da trilha sonora do filme “Mentes Perigosas”, é considerada pela Billboard como uma das melhores músicas de todos os tempos, e ainda rendeu a Coolio o prêmio Grammy de Melhor Performance Solo de Rap.
A canção tem mais de um bilhão de streams no Spotify, e seu clipe – que foi publicado no YouTube em 2017 – também alcançou em 2022 a marca de mais de um bilhão de visualizações na plataforma.
O rapper deixa sua marca no mundo da música e o reconhecimento como lenda do hip hop.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.