Ariel Bentes; 07/08/2020 às 15:00

Projeto Pontes Móveis inicia atividades e abre inscrições para Laboratório de Dramaturgia

As inscrições para o laboratório se encerram amanhã, 8 de agosto

Reunindo ações de formação e espetáculo teatral, o projeto Pontes Móveis deu início às suas atividades esta semana, com inscrições abertas até o sábado, 8 de agosto, para o Laboratório de Dramaturgia “Tem sangue entrando em todos os sentidos”. O projeto é idealizado pelo artista Ítalo Rui, e foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus.

Foto: Reprodução/Internet

Segundo Ítalo, o objetivo do projeto é realizar uma montagem teatral com artistas da cidade, em parceria com o dramaturgo cearense Marcos Miramar, além de oferecer atividades formativas para artistas, pesquisadores e outros interessados. O projeto nasceu a partir de uma notícia inusitada que aconteceu em Bensheim, na Alemanha, e inspirou Ítalo na criação do espetáculo.

“Uma rata ficou presa em uma tampa de esgoto e os moradores da cidade acionaram o Corpo de Bombeiros para resgatar o animal. Quando eu li aquela matéria, pensei que era um bom argumento para um novo espetáculo, e comecei a fazer várias associações com aquela situação. Pensei muito sobre quais figuras sociais têm as mesmas significações que um rato, e achei uma metáfora interessante para ser trabalhada em uma peça. Então resolvi escrever um projeto para o Edital de Conexões Culturais, propondo uma montagem solo, mas que não se esgotasse apenas em mais uma montagem, e sim trouxesse uma contribuição maior para os artistas da cidade”, contou o idealizador do projeto. 

A primeira etapa do Pontes Móveis começa este mês, com os Laboratórios de Criação. As inscrições para o primeiro deles, o Laboratório de Dramaturgia “Tem sangue entrando em todos os sentidos”, já estão abertas e seguem até sábado, 8/8, e podem ser feitas gratuitamente, por meio de formulário online, disponível no link bit.ly/LaboratorioDramaturgia.

View this post on Instagram

O Pontes Móveis nasceu, e com ele nossa vontade de criar uma rede colaborativa e afetiva entre artistas de Manaus e Fortaleza também. Este projeto, coordenado pelo ator @italorui , trata de uma ação criativa e formativa que prevê a montagem de um espetáculo Teatral solo atuado por ele e com dramaturgia inédita do artista cearense @omarcosmiramar .Também prevê ações formativas para os artistas manauaras, que acontecerão ao longo deste ano. Acreditamos que só a montagem de uma obra inédita não seja suficiente para agregar formação, conhecimento e experiências ao artistas de Manaus. Por isso, sabemos a força que um encontro mais duradouro pode gerar para a cena manauara, daí o nome Pontes Móveis. Ponte é um meio que conecta mundos e territórios afastados. Pontes Móveis representa a vibração e os ecos que esses encontros podem causar, potencializando nossa cena e fortalecendo nossas redes. Sejam todas e todos muito bem vindas(os) ao nosso perfil oficial. Ao longo desta semana divulgaremos mais informações a respeito deste projeto. Evoé! 🎭 . . Arte do cartaz: @ribeirorodrigo_ . . Este Projeto tem o apoio da Prefeitura de Manaus, através do Prêmio Conexões Culturais 2019.

A post shared by Pontes Móveis (@pontesmoveisprojeto) on

Podem se inscrever artistas, pesquisadores e outros interessados, que tenham a partir de 16 anos de idade e sejam residentes em Manaus. Serão selecionados até 20 participantes, e o resultado das inscrições será divulgado no dia 10/8, no perfil oficial do projeto no Instagram (@pontesmoveisprojeto).

O Laboratório será ministrado por Marcos Miramar e vai acontecer virtualmente, via plataforma Google Meet, nos dias 14, 19, 21, 26 e 28/8 e 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25/9, sempre às quartas e sextas, das 19h às 21h. Ao longo dos encontros, os participantes vão praticar experimentos dramatúrgicos juntamente com Miramar, que irá compartilhar sua pesquisa de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, assim como suas dramaturgias. Ao final do ano, deve ser realizado um sarau com a leitura das dramaturgias criadas pelos participantes.

Atividades

Além do Laboratório de Dramaturgia, o projeto também vai contar com um Laboratório de Atuação, ministrado pelo próprio Ítalo Rui, previsto para acontecer em outubro. Já em novembro, começa a montagem do espetáculo. 

A última ação formativa será o intercâmbio presencial com Marcos Miramar, previsto para acontecer em dezembro. Será um momento de troca de experiências com o dramaturgo sobre a cena teatral de Fortaleza e sobre a dinâmica dos grupos e companhias cearenses.

“Somos artistas nortistas e nordestinos, temos muitas coisas em comum e creio que este momento será muito importante para que tanto o Marcos conheça mais da cena manauara, quanto os artistas de Manaus conheçam a cena teatral cearense”, complementou Ítalo. 

Espetáculo

A parceria entre Ítalo e Miramar existe desde o espetáculo “Provérbios de Burro”, texto de sua autoria que estreou ano passado, em Manaus. Neste novo projeto, eles seguem trabalhando juntos e também com a presença de outros artistas da capital: a direção do espetáculo, com nome provisório “Meditações”, ficará a cargo de Gleidstone Melo. Assinam ainda a ficha técnica Isabela Catão, na preparação de ator; Laury Gitana, no cenário; Eric Lima, no figurino; Lu Maya, na assistência de produção; Daniel Braz, na iluminação; e Number Teddie, na trilha sonora, além de Ítalo Rui, no elenco e produção.

A previsão de estreia do espetáculo é para janeiro de 2021, depois do encerramento de todas as ações formativas do projeto. Todas as próximas ações do projeto serão divulgadas no Instagram oficial, em instagram.com/pontesmoveisprojeto.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.