Durante o mês de janeiro, o Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, promoverá diversas atividades culturais gratuitas, como exposições e programação fotográfica. Parte da programação celebra o mês de aniversário da capital paraense, como a vivência “Subversões: a Belém que cresce em mim” e a instalação “Cianótipos – Memórias em Azul”.
Confira as atrações
“Subversões: a Belém que cresce em mim” é o tema da primeira turma da vivência “Fotografia e Imaginação” que ocorrerá no dia 14 de janeiro, das 9h30 às 13h30. A atividade é um exercício lúdico que leva os participantes a pensar na potência criativa da imaginação. Utilizando apenas um protótipo de câmera fotográfica de brinquedo, os participantes serão estimulados, a partir de vivências sensoriais, a produzir imagens mentais. As solicitações de inscrições devem ser encaminhadas até dia 10 de janeiro para o e-mail psampaio@pa.sesc.com.br, informando nome completo, telefone para contato e idade do participante.
Outra atividade é a exposição fotográfica “Experiências do Olhar”, que segue em cartaz no Sesc Ver-o-Peso até o dia 30 de janeiro. Mais detalhes sobre a exposição podem ser acessados na matéria completa do Mercadizar.com.
Visitantes também poderão aproveitar a instalação “Cianótipos – Memórias em Azul”. A mostra foi criada a partir de resultados obtidos por participantes da oficina “Cianotipia e Cidade: Laboratório de Fotografia”, ministrada pelo artista visual e educador Ionaldo Rodrigues. As experimentações resultaram na produção de imagens fotográficas através da cianotipia, processo fotoquímico desenvolvido pelos pioneiros da fotografia em meados do século XIX. Participam da instalação Ana Ribeiro, Camila Maria Amaral, Débora Silva, Diego Costa, Felipe Ferreira, Joyce Nabiça, Marise Maués, Paloma Costa, Wanny Kessy, Ronney Alano. A visitação segue aberta até final de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
‘Máquinas para Filosofar’
O projeto “Máquinas para Filosofar” conta com exposição permanente do acervo composto por 89 de câmeras fotográficas, ampliadores e projetores de cinema artesanais, confeccionados nos séculos XIX e XX.
A atividade é aberta ao público e oferece visitação mediada, informando a história, técnicas e curiosidades sobre o acervo.
Todas as atividades e exposições listadas acima são oferecidas no espaço do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso gratuitamente.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.