ArteEntretenimento

Plano de Salvaguarda do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins defende manifestação cultural nas escolas

Assegurar a participação das crianças nas diversas manifestações e práticas do Boi Bumbá desde a escola tradicional até as escolas de arte e, assim, garantir a manutenção do bem para as atuais e futuras gerações. Essa foi uma das tarefas apontadas no Plano de Salvaguarda elaborado e finalizado por representantes de grupos do Boi Bumbá de dez municípios que participaram das oficinas do Complexo do Boi-bumbá do Médio Amazonas e Parintins. 

“Passar o conhecimento, a história, os valores e as tradições de geração a geração por meio das crianças é uma forma de manter viva essa manifestação cultural”, disse a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) no Amazonas, Beatriz Calheiro.

Imagem: Divulgação/Iphan

O Plano de Salvaguarda é o documento que servirá de referência para as ações e políticas voltadas ao bem cultural, além de garantir a participação democrática e a união de esforços dos vários segmentos – detentores, poder público, parceiros e sociedade em geral. O plano também permite a gestão compartilhada e inclusiva da salvaguarda do Complexo do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins. Agora, as contribuições para o documento seguem para análise do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan que, posteriormente, deve oficializar a publicação do plano.

“Mostra que o Iphan acompanha, estimula e promove a cultura do boi bumbá nesse tripé de boi de terreiro, boi de rua e boi de arena, de forma participativa, democrática como transcorreu na execução da oficina”, conta o detentor Zé Monteverde, do Boi Garantido. 

A oficina para salvaguarda do bem cultural visou construir um planejamento que deverá ser conduzido por um coletivo deliberativo – eleito durante a reunião – para preservar o bem registrado no livro das celebrações. O encontro, realizado pelo Iphan, aconteceu no último final de semana, em Parintins, e reuniu detentores, técnicos do Instituto e representantes dos bois que ainda mantêm a tradição dos bois de rua, de arena e de terreiro em suas cidades.

Esse coletivo tem o compromisso de reunir-se para organizar como as ações definidas neste planejamento serão implementadas, incluindo articular e mobilizar os parceiros listados para cada atividade. A próxima reunião acontece no dia 14 de agosto.

Educação Patrimonial

As Escolinhas de Artes dos Bois Caprichoso e Garantido foram utilizadas como exemplos que devem ser retomados e multiplicados nos municípios, assim como a inserção dos Bois Bumbás no currículo escolar, através das mais diversas estratégias como encontros de trocas de experiências, cursos de formação musical, cultura popular, e também na escola com as feiras de ciência, mostras culturais, festivais folclóricos e datas comemorativas, contemplando as manifestações do Complexo do Boi Bumbá na sua diversidade e de forma transversal.

No plano também estão previstas a promoção e ampliação da valorização de compositores veteranos dos Bois e dos Mestres de cultura do Boi Bumbá, assim como a criação de cursos de formação associadas aos fazeres, saberes e tradições do Boi Bumbá, ministrados pelos próprios detentores, como oficinas de instrumentos musicais, produção de artesanato, produção do boi, produção de estandartes e indumentárias, alegorias, os múltiplos atos do Auto do Boi e demais ritos do Boi, com ênfase na reutilização de materiais e uso de materiais sustentáveis.

Representantes de 24 bois e das secretarias e coordenações de cultura de Parintins, Itacoatiara, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba e Manaus estiveram nas oficinas. As atividades contaram também com a participação de representantes das Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Amazonastur, Secretaria de Estado e Educação, UEA, IFAM, UFAM, Eneva e Organizações da Sociedade Civil.

 

Mais recentes

Sociedade

Oficinas gratuitas de formação cultural acontecem no sábado (21/03), em Manaus

Atividade do Ponto de Cultura Marquesiano oferece capacitação para artistas e agentes culturais
ArteEntretenimento

Fibras da Amazônia chegam ao tapete vermelho do Oscar em vestido usado por Alice Carvalho

Peça com malva e juta produzidas pela Castanhal integra look de atriz brasileira na cerimônia
EntretenimentoEventos

Caprichoso inicia venda de ingressos para lançamento do álbum 2026 ‘Brinquedo que Canta seu Chão’

Ingressos começam a ser vendidos nesta segunda-feira (16), no Curral Zeca Xibelão, em Parintins, para evento marcado para 18 de abril
Sociedade

Escola do Legislativo abre inscrições para cursos gratuitos de informática e inglês em Manaus

Cursos gratuitos em Manaus têm inscrições abertas até 18 de março para aulas de informática e inglês
Sociedade

Oficinas gratuitas de formação cultural acontecem no sábado (21/03), em Manaus

Atividade do Ponto de Cultura Marquesiano oferece capacitação para artistas e agentes culturais
ArteEntretenimento

Fibras da Amazônia chegam ao tapete vermelho do Oscar em vestido usado por Alice Carvalho

Peça com malva e juta produzidas pela Castanhal integra look de atriz brasileira na cerimônia
EntretenimentoEventos

Caprichoso inicia venda de ingressos para lançamento do álbum 2026 ‘Brinquedo que Canta seu Chão’

Ingressos começam a ser vendidos nesta segunda-feira (16), no Curral Zeca Xibelão, em Parintins, para evento marcado para 18 de abril
Sociedade

Escola do Legislativo abre inscrições para cursos gratuitos de informática e inglês em Manaus

Cursos gratuitos em Manaus têm inscrições abertas até 18 de março para aulas de informática e inglês

Relacionadas

Entretenimento

‘Rita Lee – Uma Autobiografia Musical’ será apresentado no Theatro da Paz em Belém

Estrelado por Mel Lisboa, o musical terá apresentações entre 20 e 22 de março na capital paraense
EntretenimentoFilmes, séries e TV

#MercadizarIndica: ‘Isso Ainda Está de Pé?’, a infelicidade também vale a pena

O novo filme de Bradley Cooper já está em cartaz nos cinemas
EntretenimentoEventos

Clássico de Ariano Suassuna, ‘O Auto da Compadecida’ retorna ao Teatro Amazonas para sessões especiais em março

Espetáculo será apresentado em sessão dupla no dia 10 de março pelos alunos da escola de artes Artemax; ingressos já estão à venda
Acessar o conteúdo