Thaís Andrade; 03/10/2022 às 17:30

Pixel Show volta ao presencial e traz diversidade artística e criativa a São Paulo

Com 95% da programação gratuita e aberta ao público, festival de criatividade retorna mais interativo e com repertório que valoriza diversos tipos de arte

O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2022, que acontece em São Paulo nos dias 5 e 6 de novembro, vai reunir palestras, workshops, exposições de artistas e de negócios criativos, além de diversas atrações inéditas, para todos os públicos e idades. Em sua 18ª edição, o festival retorna ao seu formato presencial, chegando à ARCA, em São Paulo.

Serão mais de 30 palestras, além de 24 workshops para ajudar os criativos a desenvolverem seus dons e trabalharem com esse talento, além de muito networking na área paga de conferências do evento.

A arena multiuso do festival será palco de apresentações gratuitas de criadores, palestras Sharp Talks, cosplay e apresentações musicais, além de sessões de cinema e animação. O espaço gratuito corresponde a 95% do festival e trará também mais de 200 expositores, em um ambiente com espaços makers para prestigiar o trabalho de artistas e criadores independentes, pocket shows, produtores e criadores de games, festival gastronômico com um food park para todos os gostos, exposição do Lego User’s Group e de artistas diversos, festival de tattoo, exposição de criações incríveis e inéditas, Dream Space, espaço kids, experiências imersivas e muito mais.

Palestrantes confirmados

Nomes internacionais e nacionais de peso já confirmaram presença no auditório principal da Conferência do Pixel Show para falar sobre ilustração, design gráfico, games e publicidade, mostrando sua diversidade de formas e tendências. Todas as palestras e workshops serão silenciosas, com uso de fones individuais para interação das atrações. Confira alguns dos palestrantes já confirmados neste ano:

Tina Touli, diretora de criação, designer gráfica multidisciplinar, criadora, palestrante e educadora. Trabalha em uma grande variedade de áreas de design, incluindo design impresso e digital. Atende clientes importantes como Adobe, Dell, HP, Ciroc Vodka, Tate, Converse, Kappa e Dropbox.

Ulises Fariñas, ilustrador, artista e escritor. Fez trabalhos licenciados como Star Wars da Lucasfilm, produzindo os livros ilustrados “Onde está o Wookie”, volumes 1 a 3. Foi escritor do Juiz Dredd e é cofundador dos livros Buño.

Vinicius Naldi, trabalha com as marcas mais influentes do mundo, criando produtos que enriquecem a experiência humana. Na última década, dirigiu e concebeu experiências para Buck, Apple, Meta e Rare Volume. Atua hoje como designer e diretor de criação freelancer em Los Angeles.

Alex Gamsu Jenkins, ilustrador e diretor de animação, se formou na Camberwell College of Arts em 2015 e tem bacharelado em ilustração. Seu trabalho explora assuntos satíricos e críticos através de um estilo distinto e vívido com uma pitada de humor, enquanto toca no absurdo e no surreal.

Tamir Nadav (Super Evil Mega Corp), especialista em game design. Passou por empresas como Vigil Games, Playdom, RockYou, Telltale e Visual Concepts. É programador, designer, produtor e evangelista da indústria para a América Latina. Desenvolveu títulos como “Minecraft: Story Mode”, “The Walking Dead”, “NBA2K19” e “Vainglory”.

Caramuru Baumgartner, artista visual, ilustrador, storyboarder, diretor artístico, designer gráfico e músico do Recife. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e trabalha na TV Globo, idealizando títulos de abertura de diversos programas de televisão, como os premiados “O Sétimo Guardião” e “O Auto da Compadecida”.

Morten Thorning, diretor geral do The Animation Workshop em Viborg, Dinamarca. Produziu/supervisionou, organizou e financiou a produção de mais de 200 curtas-metragens de animação, spots, trailers, documentários, filmes de ciência e comunicação, bem como um grande número de exposições, instalações e produções XR imersivas. Desde 2020, tem sua própria produtora, a Bureau G, com foco em consultoria, desenvolvimento, produção, escrita e financiamento de animação para todas as mídias.

Gail Anderson, designer gráfica, escritora e educadora americana, é conhecida por sua habilidade tipográfica, letras à mão e design de pôsteres.

Lobo Brasil, estúdio de Design, Animação e Broadcasting. Empresa que executa animação 2D, 3D, stop motion, efeitos especiais e live action desde 1994. Imediatamente se destacou pelo estilo ousado e pela linguagem inovadora.

Marcelo Baldin, sócio e diretor criativo do Combustion Studio. Trabalha desde 2002 criando músicas e experiências sonoras para grandes marcas e projetos autorais em diversos países, que necessitam de uma estética sonora moderna e de alta qualidade. É dele o som da vinheta do Pixel Show 2022.

Rodrigo de Carvalho, artista 3D e diretor audiovisual de João Pessoa. Já colaborou com artistas como MC Tha, Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker, Duda Beat, Jaloo e Gaby Amarantos. Também participou de campanhas publicitárias com destaque na Broadway, Times Square e Picadilly Circus.

Workshops

Ao todo, serão 24 workshops com artistas dos mais diversos estilos que apresentarão suas ideias, esbanjando criatividade para testar a habilidade e aguçar a imaginação do público, com muita “mão na massa”. Serão até 40 pessoas por turma para aprender com ilustradores, desenhistas, gamers, videomakers, designers, pixel artists, diagramadores e artistas de rua, entre outros temas. Confira alguns dos workshops confirmados:

“Letras e murais em grande escala”, com Bruna Serifa – A oficina terá de três a quatro horas, divididas em duas partes, onde o aluno aprende a pintar letras em grande escala em sala de aula e em murais de áreas externas, aprendendo técnicas de escalonamento de desenho e reprodução, além de manuseio de spray.

“Do papel à pele”, com André Rodrigues – A atividade proposta é experienciar, de forma didática, o processo da tatuagem, a partir da criação do desenho e a transferência na pele, com exercícios para a construção da ilustração de desenho e realização de decalques da tatuagem.

“Tirando a ideia do papel”, com Ana Moreira (Coletivo Bombo) – Por meio de técnicas de coaching e design thinking, a oficina propõe um exercício para facilitar a realização de ideias e projetos, aprendendo a colocá-los no papel e criando rotas para a realização prática. 

“Lambe-lambe: dos murais à decoração”, com Marmota vs Milky – A dupla de artistas, conhecida por colaborar com projetos de publicidade para grandes marcas ao redor do mundo, vai ensinar, de forma prática, como criar, produzir, recortar, escalonar, montar e colar as fotografias, colagens e ilustrações feitas em aula, ajudando na concepção de cada projeto e dando dicas de materiais para produzir, melhores superfícies para colar e como fazer a cola caseira que eles utilizam em seus trabalhos.

“Processo criativo para estampas”, com Adriana Bernardino (Estúdio Abelha) – Estudos de composição, a partir de elementos e propostas de rapport e movimento para estamparia têxtil, além de conteúdos sobre produção, mercado e etapas de desenvolvimento. Tudo como base para a realização de um exercício prático de raciocínio e compreensão de rapport para composição da criação.

“HQ para redes sociais”, com Helô D’Angelo – A ilustradora e quadrinista vai tirar dúvidas de artistas interessados em trabalhar com histórias em quadrinhos para publicação nas redes sociais, focado em Instagram e Twitter (e pinceladas de TikTok). A autora de livros e ilustrações publicadas em diversos veículos, como “Superinteressante”, “Catraca Livre” e “Revista CULT”, vai dar dicas do que abordar nas tirinhas, como se organizar e como utilizar ferramentas para facilitar o trabalho, além de como usar os meios de interação com o público e uma collab em grupo para alavancar os trabalhos dos alunos.

“Criando seu filme em stop motion“, com Tatiana Augusto – Aprenda a criar um videoclipe de stop motion com vários quadros usando ferramentas de edição, organizando os quadros na sequência correta e corrigindo a taxa de quadros para ter um projeto de stop motion finalizado. É necessário levar celular com câmera fotográfica.

Pixel art de games“, com Marcos Camargo – Os participantes deste workshop vão aprender a reproduzir pixel arts existentes, usando os fuse beads desde a montagem da imagem até o processo de fundir os beads com ferro de passar. Os alunos vão reproduzir no mundo físico/analógico uma arte já existente em formato digital, como sprites de videogames e, no final, cada participante leva pra casa sua peça finalizada com algum personagem icônico.

“Produção de vídeo para a internet e suas possibilidades”, com Isabô e Efe – A dupla de vloggers fundadores da APTO vão passear por teorias, funcionamento dos algoritmos e boas práticas particulares das cinco plataformas de vídeo mais conhecidas e utilizadas no Brasil: Vimeo, Facebook, YouTube, Instagram e Tiktok, dando embasamento para pequenos produtores, influencers e artistas escolherem qual plataforma usar para suas produções.

“Cinco fundamentos essenciais para não se perder no desenho”, com Daniel Bretas – Este workshop trará material teórico, dicas e atividades práticas para desenhistas e entusiastas não se perderem no traçado enquanto estiverem em processo de desenvolvimento de um projeto de ilustração, elaborando um desenho ou construindo uma imagem. Ao final, cada participante poderá aplicar o que aprendeu em um desenho pessoal.

“Invencionices gráficas: micromemórias ilustradas”, com De Brinks no Rolê – Os participantes do workshop organizado pelo coletivo artístico de Lumina Pirilampus e Tubão poderão ver e apreciar fotografias de desconhecidos para vivenciar o universo de criação de um microconto ilustrado, a partir da interação com técnicas de escrita, recorte, colagem e pintura, tratando fotografias como experiências gráficas que carregam inúmeras narrativas pessoais e coletivas. Ao final, cada participante construirá um folhetim artesanal com o conto dentro.

Até o dia 15 de outubro é possível comprar o ingresso para os workshops com até 10% de desconto. Para mais informações e inscrições,  acesse: Workshops Pixel Show.

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