Thaís Andrade; 06/12/2023 às 13:00

Pará: Festa Literária de Bragança inicia nesta quarta-feira, 6

Com programação que celebra artistas locais, o evento segue até o dia 10 de dezembro

O município paraense de Bragança recebe, a partir desta quarta-feira, 6, a Festa Literária. A programação do evento conta com rodas de conversa, feira criativa e apresentações culturais no teatro do Liceu de Música – localizado na travessa Senador José Pinheiro – e no Museu da Marujada – na travessa Cônego Miguel. Ambos, no centro de Bragança. 

Foto: Raoni Figueiredo / Ag. Pará

A Feira Literária de Bragança apresenta temáticas em cada um dos cinco dias de evento: na quarta-feira, a feira dedica a programação às vozes dos “Homenageados e do Escritor Paraense”; na quinta-feira, às vozes do “Clima e da Cultura de Paz”; na sexta-feira, às vozes da “Diversidade, da Inclusão e da Baixada”; no sábado, às vozes da “Infância e da Democracia”; e no domingo às “Vozes da Região do Caeté”.

O Liceu de Música recebe, a partir das 9h, feira com venda de livros e a programação da Arena Multivozes, que pela manhã será dedicada aos projetos de escolas de Bragança; à tarde conta com rodas de conversa; e à noite promove apresentações artísticas.

Nesta quarta-feira, 6, o espaço será palco para a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), às 20h. No mesmo dia, Heliana Barriga e Salomão Larêdo, estarão presentes na programação. Heliana discute o tema “Universo Infantil na Literatura Paraense”, junto com Paulo Serra, às 16h30, com mediação de Tati Reis. Já Salomão Larêdo falará sobre “Ficção, Memória e Atravessamentos na Literatura”, junto com Jair Cecim e Dário Benedito Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Museu da Marujada

O Museu da Marujada recebe, das 16h às 21h, a exposição “Ao meu santo preto: um altar em construção”, da artista visual Luciana Lemos, e que segue até o domingo, 10.

Na sexta-feira, 8, ocorre no local  a Tocada Regional da Marujada na exposição, às 19h30.  

A programação de todo o evento dá destaque a fazedores de cultura locais de Bragança e região do Caeté, promovendo representações locais ao longo de toda a feira.

No último dia de evento, dedicado às vozes do Caeté, ocorrerá uma roda de conversa sobre os mestres e mestras da região, com o mestre Benedito da Silva (de farinha), Nazaré Padilha e José Honório. Mestre Lázaro & Mani de Urutau e Regional e dança da Marujada de Bragança encerram a Festa Literária.

A programação completa da Festa Literária de Bragança pode ser acessada no Instagram da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes (@feiradolivroedasmultivozes).

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.