Mafê Santana; 10/09/2025 às 09:49

‘O Agente Secreto’: filme finalista do Oscar 2026 terá sessão especial em Manaus

Filme brasileiro finalista do Oscar 2026, ‘O Agente Secreto’ será exibido em sessão especial em Manaus antes da estreia nacional

O longa-metragem “O Agente Secreto”, finalista para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, será exibido em Manaus em uma sessão especial para convidados durante o 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

A exibição acontece no dia 16 de setembro, às 20h30, no Kinoplex Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, 482, Chapada.

De acordo com Diego Bauer, curador do festival, os ingressos gratuitos se esgotaram em apenas 16 minutos, mas ainda será possível conseguir senhas presenciais 30 minutos antes da sessão, por ordem de chegada, até a lotação máxima da sala.

“O Agente Secreto” já passou por diversos festivais internacionais, incluindo Cannes, onde ganhou quatro prêmios, TIFF (Toronto), BFI London Film Festival, Festival Biarritz Amérique Latine, San Sebastián, Morelia, Los Angeles, Nova Iorque, Zurique, Sydney, Wroclaw e Lima.

No Brasil, além da sessão em Manaus, o longa será exibido na abertura do Festival de Brasília em 12 de setembro, Maranhão na Tela em 18 de setembro, CineBH em 23 de setembro, Cine Ceará em 14 de setembro, e no Festival do Rio, ainda sem data definida.

Um enredo premiado e estrelado por Wagner Moura

o agente secreto
Crédito: Divulgação

O filme, que chega oficialmente aos cinemas brasileiros em 6 de novembro, acompanha Marcelo, vivido por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que tenta escapar de um passado violento ao se mudar de São Paulo para Recife.

No entanto, ele logo descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que buscava.

Além de Wagner Moura, o elenco conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Thomás Aquino, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Robério Diógenes e Geane Albuquerque.

A direção é assinada por Kleber Mendonça Filho, e a produção é uma coprodução internacional envolvendo Brasil, França, Holanda e Alemanha, com distribuição nacional pela Vitrine Filmes e internacional pela NEON e MUBI.

Festival Olhar do Norte

“O Olhar do Norte é totalmente interessado em produções que vêm de todos os estados do Brasil. É um privilégio exibir esse filme e acompanhar a procura, que é sinal de que nosso trabalho chega às pessoas”, comenta Diego Bauer.

O festival é referência no Norte do país e oferece uma programação que inclui mostras competitivas e não-competitivas, oficinas, masterclasses e rodas de conversa, além de iniciativas como Olhar do Norte Lab e Cineclube Olhar do Norte, voltadas à capacitação de profissionais e formação de público.

Em 2025, o festival recebeu 832 filmes inscritos, exibiu mais de 220 curtas e 14 longas convidados, e já alcançou mais de 14 mil pessoas presencialmente e on-line em seis edições.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.