Thaís Andrade; 14/11/2022 às 11:00

Natura Musical apresenta ‘Ritual das Candeias’, álbum visual de Anna Suav & Bruna BG

Em mistura de rap, R&B e afrobeat, a dupla canta sobre a vivência de ser uma mulher negra amazônida e latina

Depois de abrir caminho com os singles “Mercancías” e “Lábios Pretos”, a dupla paraense de rap Anna Suav & Bruna BG apresenta agora, na íntegra, seu álbum de estreia, “Ritual das Candeias”, produzido com o patrocínio do Natura Musical. O disco chegou às plataformas digitais de streaming na última quarta-feira, 9, acompanhado dos videoclipes das faixas “Pulsão” e “Lamento”, já disponíveis no YouTube das artistas.

As demais faixas também ganham videoclipes nas próximas semanas, completando a narrativa do álbum visual: no dia 16 de novembro, é a vez do clipe de “Las Jussaras”. Já em dezembro, os dois últimos audiovisuais encerram o projeto: “Levante”, no dia 7, e “Que a Corrida Nos Leve Até o Paraíso”, no dia 14.

Ao longo de todas as sete músicas do disco, Anna Suav & Bruna BG destacam diferentes vivências e experiências de mulheres negras do Norte do país, entre denúncias sociais, ancestralidade, apelos espirituais e até mesmo declarações de amor. Entre os caminhos sonoros da obra, as artistas passeiam para além do rap, emprestando arranjos e elementos do R&B, afrobeat, rock e da música regional, misturando camadas permeadas por fortes guitarras, beats, batuques e retalhos de poesia.

“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, head of Global Cultural Branding.

“A narrativa que a gente busca contar nesse material é a das mulheres negras amazônidas e latinas dentro desse território do estado do Pará, mas também com as suas intersecções – afinal, eu venho de Manaus (AM), e a Bruna é do interior da região do Marajó (PA)”, complementa Anna Suav. “A questão do território é algo que grita muito pra gente enquanto artistas da Amazônia, e, por isso, esse disco é uma forma de oferecer uma visão nossa da vivência desse lugar e pontuar questões de racialidade, gênero, entre outras.”

Imagem: Divulgação (Capa do Álbum Ritual das Candeias)

A importância do território surge logo no título da obra: o dito “Ritual das Candeias”, que acontece todo 13 de maio, marca o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Em Belém (PA), a celebração é organizada pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), na tradicional Praça da República, ao redor do Quilombo da República, quiosque destinado às entidades negras organizadas. Durante o ritual, velas são acesas pelos afrodescendentes, em memória aos ancestrais que foram escravizados em Belém e enterrados no cemitério onde hoje se localiza a Praça da República.

“Para além da demarcação da existência de uma negritude do Norte do país, é de uma imensa emoção ser ponte para contar a história simbólica e cultural da expressão dessa negritude na nossa região”, destaca Anna.

Para Bruna BG, o disco coroa ainda uma parceria e amizade entre as duas artistas que remonta a 2017, quando se conheceram no projeto Slam Dandaras do Norte, cocriado por Anna. Desde então, elas já dividiram os palcos e compartilharam criações mais de uma vez.

“São potências diferentes que cada uma de nós traz para esse disco. Ela [Anna Suav] faz uma parada e eu faço outra, e quando a gente mistura isso se torna pesado e emocionante”, destaca Bruna. “É a minha agressividade tanto na forma de falar quanto de cantar, aliada à suavidade dela, com uma melodia gostosa de escutar. Daí surge um tempero que dá sabor a esse projeto em parceria.”

Audiovisual

Inspiradas por fenômenos como “Lemonade”, de Beyoncé, as artistas complementam todas as músicas com audiovisuais gravados em diferentes locações de Belém (PA), com direção de Anna Suav e Xavier Amorim.

“Ficamos pensando por que não, especialmente na nossa cena do rap nortista, em que nunca tínhamos visto essa proposta de álbum visual, e ficamos interessadas em ser pioneiras. É um projeto que bebe muito da visualidade amazônida, numa paleta de cores saturada de tons verdes e terrosos, mas que também destaca a faceta urbana. É fundamental termos o nosso olhar no registro sobre nós”, pontua Anna.

Colaborações

Com direção musical e produção de Dj Duh (Emicida, Marcello Gugu), junto da produção de Donloco e Davi Milion, o projeto foi gravado no estúdio Floresta Sonora, em Belém (PA), ao longo de dois anos de processo, entre composição, produção e finalização, por conta da pandemia de covid-19. Para mixagem e masterização, a dupla contou com o trabalho de Alejandra Luciani.

Outras duas vozes também colaboraram com o projeto em participações especiais: na já conhecida “Lábios Pretos”, a cantora amazonense Karen Francis completa a canção de amor com seu timbre marcante. Já na faixa “Las Jussaras”, a rapper maranhense Enme apresenta a cadência de seu flow.

O álbum visual “Ritual das Candeias” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Nic Dias, Sumano MC, Festival MANA e Mestras do Pará, por exemplo. No estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 69 projetos até 2020, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.

Anna Suav & Bruna BG

A dupla Anna Suav & Bruna BG une dois dos principais nomes do atual cenário do hip hop no Norte do país: MC, poeta, cantora e compositora, Anna Suav é natural de Manaus (AM), mas é radicada em Belém (PA) desde 2017. Em 2021, ela lançou seu primeiro EP solo, “Eva Grão”, que conta com o sucesso “BNTA”.

Já Bruna BG é rapper, musicista e compositora de Breves (PA), e está na cena do hip hop desde 2016, quando fundou o grupo Clã do Norte, compondo versos sobre realidades periféricas, violências e superações. No último ano, também lançou seu primeiro EP solo, homônimo, reunindo cinco faixas.

Juntas, as duas já lançaram o single “Soul Sim” (2019), e, no mesmo ano, também venceram o primeiro lugar nas seletivas do Festival Se Rasgum (PA). O disco “Ritual das Candeias” é o primeiro álbum em parceria das duas artistas.

Imagem: Divulgação

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.