Thaís Andrade; 25/09/2023 às 17:00

#MercadizarIndica: Você já ouviu falar sobre a Serra do Aracá?

Localizada no norte do Amazonas, no município de Barcelos, a Serra do Aracá esconde belezas naturais pouco conhecidas

O Norte do Brasil abriga diversas belezas naturais únicas. E a Serra do Aracá é uma das provas da biodiversidade e riqueza da região.

Entre os destinos mais belos do estado do Amazonas está o Parque Estadual da Serra do Aracá, localizado no município amazonense de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). Criado em 1990, o parque está no extremo norte do estado, inserido na região de montanhas da Amazônia, fazendo fronteira com Roraima e Venezuela.

Com uma área que ocupa mais de 1,8 milhão de hectares, o Parque Estadual da Serra do Aracá abriga cachoeiras, trilhas, cânions, fauna diversa típica de regiões de montanha, e paisagens que chamam a atenção para a exuberância do local. Um dos principais atributos da serra são os tepuis, montanhas com formato de mesa que chegam a cerca de dois mil metros de altura e que consistem em um resíduo da formação geológica do Monte Roraima. Do alto, é possível contemplar a imensidão da Floresta Amazônica.

De difícil acesso e pouco conhecido e visitado, o parque chama a atenção também por abrigar uma das maiores cachoeiras do Brasil: a cachoeira El Dorado, com uma queda d’água de mais de 350 metros de altura que pode ser acessada a partir da região do Planalto das Guianas, uma das formações geológicas mais antigas do planeta que abrange parte dos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Outros atrativos para os aventureiros são as cachoeiras da Anta, do Boto, do Cuieiras, da Surpresa e do Desabamento.

Foto: Carlos Durigan

A diversidade da flora faz do local um verdadeiro jardim repleto de diferentes espécies da região amazônica. Entre a paisagem, há ainda o chamado Abismo Guy Collet, considerada a caverna mais profunda do Brasil e da América do Sul, e a caverna em quartzito mais profunda do mundo, com 670 metros de desnível. 

Para os curiosos sobre a Serra do Acará, o acesso é recomendável durante as épocas nas quais o Rio Negro está mais cheio e navegável, entre abril e setembro. Para chegar ao parque, a partir do município de Barcelos, é necessário transporte a partir de barcos, voadeiras (embarcações regionais) e caminhadas por trilhas até as partes mais altas da serra. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.