Ser médico, engenheiro, músico, veterinário, advogado, ter uma casa, um carro, filhos, viajar o mundo: Qual destes parece a sua missão de vida? Que nós nascemos e buscamos por um propósito, é algo natural, muitos não conseguem imaginar uma vida sem uma missão, sem um propósito para sonhar. A missão é vendida pelo mercado, todas as empresas possuem uma missão, ser a mais verde do mundo, a mais rentável, mais solidária, mas o que define uma missão? Para ajudar você a responder isso, o Mercadizar indica de hoje é SOUL, uma divertida, apaixonante e espiritualizada animação da Pixar.
Joe, o protagonista de Soul, é um homem supostamente julgado ao fracasso: sem mulher, sem sucesso e sem dinheiro. E ele também é negro, o que significa que tem menos opções para melhorar as condições acima do que qualquer homem branco em sua situação. No entanto, ele julga que a sua vida tem um sentido: O jazz, que foi ensinado a ele desde pequeno pelo seu pai, já falecido. No início você imagina que o Jazz será o grande protagonista do filme, mas acontece que Soul também se esforça para nos explicar por que o jazz também não tem serventia para nada duradouramente feliz. Calma, não queremos dizer que não é algo bom, até porque amamos, mas que a compra por um propósito pode ser muito mais desgastante do que viver a vida de forma mais simples e perceber que a busca da sua vida nem era aquilo tudo.
E se Joe morre? O que acontece depois? Sim, Joe morre e isso nem é um spoiler, pois acontece literalmente nos primeiros minutos do filme, a pergunta é: O que vem depois? E a resposta dessa pergunta vale muito a pena descobrir assistindo a animação, começar o ano com essa reflexão e entendimento sobre o que realmente vale a pena e por que realmente estamos aqui. Se mesmo assim ainda está em dúvida se o filme é bom ou não, lembre-se que Soul tá com 93% de aprovação, críticas maravilhosas, várias apostas para o Oscar é denominada uma experiência sensorial criativa. Pega a pipoca e relaxe no sofá, você vai embarcar em uma super aventura.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.