O título é bem autoexplicativo e diz bastante, não é? O livro foi publicado em 2019, escrito pela filósofa e grande ativista das causas negras da atualidade, Djamila Ribeiro. O livro em si é pequeno, possui 136 páginas e é dividido em 10 capítulos, de fácil e amarga leitura, para quem é consciente das dores enfrentadas pela comunidade negra por consequência do racismo estrutural presente há séculos em nossa sociedade.
Com um público-alvo bem definido, a mensagem é direcionada às pessoas brancas, o que não impede a leitura de outras pessoas que desejam inserir práticas antirracistas às suas vidas. O importante é fazer com que a mensagem seja entregue a todos, para que entendam como o racismo acontece e, tornem-se aliados no combate desse sistema opressor.
Em cada capítulo, a autora aborda o tema de forma dinâmica e até mesmo didática, com sugestões de como agir perante às situações e temas debatidos em cada tópico, facilitando a reflexão sobre comportamentos individuais tão naturalizados e errôneos, reproduzidos ainda nos dias atuais, o que transforma o manual em uma ferramenta importante para quem tem o desejo de se desconstruir e aprender sobre as mazelas alheias à sua realidade, pois circula em temas centrais como o racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos que ainda atingem pessoas negras.
Uma opinião um tanto quanto pessoal de quem está compartilhando a indicação com vocês, mas como mulher branca e que também está inserida em um sistema opressor, é quase certo de que este é o tipo de livro que voltarei a ler muitas outras vezes para ter novas reflexões e aprendizados, inclusive por acreditar que essa é uma das funções de um manual, instruir nossas ações para um bom funcionamento do produto, sendo este a nossa sociedade como um todo e nós, peças essenciais para a sua execução.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.