Patrícia Patrocínio; 03/06/2022 às 16:00

#MercadizarIndica: Órfãos do Eldorado

Uma trama envolvente que combina processos históricos do Amazonas, lendas e muito mistério

Se você ama uma boa referência nortista, certamente vai adorar a indicação dessa semana. O Mercadizar Indica desta vez fica por conta de uma novela escrita pelo amazonense Milton Hatoum. 

O escritor é conhecido internacionalmente por escrever romances, e suas obras são classificadas como parte da  literatura contemporânea por possuírem muitas referências nortistas e apresentarem um processo de resgate cultural e histórico da região. Além disso, o autor também é conhecido por tratar em seus escritos de questões polêmicas e pouco discutidas na sociedade. 

Na obra Órfãos do Eldorado, Hatoum desenvolve uma trama envolvente que combina processos históricos do Amazonas, lendas e muito mistério, tudo isso como plano de fundo para um romance entre um jovem herdeiro de uma família que fez fortunas com a exploração da floresta e uma indígena. Todo o enredo baseia-se no mito de Eldorado, um local glorioso e cheio de riquezas que exploradores diziam existir na América do Sul.

via GIPHY

Vale ressaltar que esta história não se trata de uma romance leve. Muito pelo contrário, ao longo da leitura você é imerso em um enredo denso que apresenta os conflitos pessoais e a paixão obsessiva do protagonista Arminto por Dinaura. Além disso, o enredo possui um tom melancólico desde a epígrafe, que parte do poema de Kaváfis conhecido como “A Cidade”. Nele, o poeta menciona “Como dissipaste tua vida aqui / Neste pequeno lugar, arruinaste-a na Terra inteira”. E nesse ritmo segue a leitura.

Para quem quiser mergulhar nessa história, o livro está disponível na Amazon. E, para quem curte um audiovisual, também é possível assistir a adaptação da obra na GloboPlay. Sem dúvidas, se você é amante do Norte, vai adorar essa história.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.