Thaís Andrade; 13/04/2024 às 15:59

Maurício Duarte: Estilista indígena manauara apresenta coleção na 57ª São Paulo Fashion Week

A coleção 'Piracema' levou à passarela do evento peças e conceitos que exaltam as origens, culturas e ancestralidades indígenas e amazônidas

O estilista manauara Maurício Duarte apresentou sua nova coleção, “Piracema”, na 57ª temporada da São Paulo Fashion Week (SPFWN57), neste sábado, 13 de abril. Indígena do povo Kaixana, Maurício Duarte é atualmente reconhecido como um dos grandes nomes da moda amazonense e brasileira.

Sua coleção “Piracema” (palavra que significa “subida do peixe” em tupi-guarani) levou à passarela do evento peças e conceitos que exaltam as origens, culturas e ancestralidades indígenas e amazônidas. Conforme descreve a página oficial do artista no Instagram, “a coleção narra de forma poética o respeito pela floresta, peixes e rios da Amazônia pelas comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas da região Norte do Brasil.”

O estilista explica que a inspiração para “Piracema” vem do fenômeno natural de mesmo nome que consiste no período em que os peixes nadam rio acima para a reprodução. Além disso, a coleção carrega inspiração afetiva com o lugar de origem de Maurício:

“É entender que esse imaginário afetivo que foi construído na minha família e de muitas outras famílias da região Norte pode vir com um olhar para moda. A gente consegue fazer com que esse tempo que a canoa caminha no rio seja o tempo de um tecido fluindo na passarela”, explica o artista.

Imagem: Reprodução

Valorizando a produção artesanal, algumas peças apresentadas contam com matérias-primas como escamas de pirarucu, fibras de arumã e tucum, sementes de açaí, entre outras.

Como mostra matéria do Mercadizar.com, em 2022, Maurício Duarte foi o primeiro designer e estilista indígena a se apresentar na SPFW, com a exibição do fashion film “Igarapé”.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.