Tuane Silva; 27/05/2022 às 17:30

Joiaa lança EP sobre sonhos, vivências e luta contra a aplasia

O trapper do norte foi diagnosticado com a doença em 2018 e desde então decidiu transformar suas experiências em arte

Nesta sexta-feira, 27, Joiaa lança em todas as plataformas o EP FLUXO, um trabalho 80% produzido dentro do Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde o artista faz tratamento contra a aplasia de medula óssea, uma doença que afeta a produção sanguínea. Faça o pré-save de FLUXO clicando aqui.

Foto: Yago Dougie

Como o próprio trapper faz questão de mencionar, “Eu não vim contar uma história triste”, e é nesse sentido que Joiaa faz uma entrega que carrega inúmeras referências de sua vida e traduz em arte suas vivências, sonhos, esperanças e sua luta contra um problema de saúde; tudo isso em um plano de fundo que apresenta um mundo em pandemia e rodeado de incertezas. “Em 2018, eu descobri o meu problema de saúde, e, com a pandemia em 2020, a necessidade de me expressar, unido ao receio causado pela pandemia e tudo aquilo que eu vinha enfrentando, me fez querer exercitar a minha arte e não deixar ela trancada.” Explica Joiaa.

 

Sobre o projeto

O EP FLUXO trata-se de uma obra de rap, dos subgêneros plug e trap, que aborda uma perspectiva sensível, pouco explorada nos estilos. Além disso, o projeto foi construído junto a outros profissionais nortistas, que atuaram no design e na pós-produção (mixagem e masterização), com a exceção de 3 instrumentais que foram produzidos por um beatmaker americano.

“Eu faço rap, faço trap, plug, mas sempre dotado de uma sensibilidade e percepção que eu tento entregar de uma forma diferente, com uma mensagem diferente. Além disso, no meu som, eu falo e canto muito sobre o norte, tanto o físico como o mental, eu gosto de falar da nossa cultura e de onde a gente pode chegar.” Ressalta Joiaa. 

Dessa forma, além de trazer profissionais nortistas para o desenvolvimento do projeto, o artista também busca fazer referências à região Norte em suas letras. O EP Fluxo é uma obra solo de 4 faixas, mas que reúne produtores como Whitemayo (USA), Porttelo (PA), DK e Victor Xamã (AM), além do designer Yago Dougie (AM) e, na captação de vídeo, a produtora e stylist Thayná Gomez (AM).

 

Sobre o artista

Neto do Mago, compositor da escola de samba Estácio de Sá, e filho do sambista Joubert Balbino, um dos fundadores do grupo Ases do Pagode, Gabriel Joia, 26, natural de Manaus, é bacharel em direito e precursor do movimento de bancas na capital amazonense, onde iniciou sua carreira com o rap em 2009. O artista foi um dos fundadores da banca 031 e integrou grupos como Flynow e Vapor. Atualmente, é produtor do evento O Bailinn, voltado para o segmento de rap, e membro da banca Aposse 092. 

Foto: Demi Brasil

Em 2021, o trapper fez algumas apresentações em eventos locais, como no festival de rap que ocorreu no Teatro Amazonas, a convite de Igor Muniz. Para Joiaa, a música tem sido uma inspiração além da questão artística. “Desde que eu nasci a arte tá na minha vida, eu sempre vi meu pai fazendo música, desde pequeno ele me influenciou muito nessa questão artística. Atualmente, a música tem me inspirado muito, não só no quesito motivacional, mas também terapêutico.” Explica o artista. 

Acompanhe Joiaa:

Spotify

Instagram

Twiter 

Youtube 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.