Thaís Andrade; 20/04/2024 às 11:46

Isabelle Nogueira e o orgulho da identidade nortista em rede nacional

Terceiro lugar no BBB24, Isabelle levou à TV brasileira a representatividade da cultura amazonense sendo fiel às suas raízes nortistas

Isabelle Nogueira chegou à final do maior reality show do país, o Big Brother Brasil 24 (BBB24). A dançarina manauara de 31 anos ficou em terceiro lugar na competição e levou à rede nacional a representatividade da cultura do Norte do país.

 
Imagem: Reprodução

Anteriormente, em outras edições do BBB, nomes nortistas como a manauara Vivian Amorim (finalista do BBB17) e a acreana Gleici Damasceno (vencedora do BBB18) levaram às telas suas culturas e identidades do Norte. Na edição de 2024, Isabelle Nogueira reforçou a presença amazonense e deu destaque maior à cultura do Boi Bumbá do Festival Folclórico de Parintins, à ancestralidade indígena, às culturas tradicionais, entre outras.

A finalista do BBB24 retorna a Manaus neste sábado, 20 de abril, às 11h30. A recepção acontecerá com a “Festa da Cunhã”, cuja programação conta com a carreata, às 12h30, nas pelas avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery, Epaminondas e Avenida 10 de julho. Às 14h, acontece ainda no Largo de São Sebastião programação cultural em homenagem à Isabelle Nogueira.

Isabelle e a cultura amazonense

Influenciada por sua mãe e pelo amor pela dança de Boi Bumbá, Isabelle Nogueira, desde cedo, tem contato direto com as manifestações culturais tradicionais do Amazonas. A artista dança profissionalmente há mais de 17 anos. Há mais de uma década faz parte do grupo de itens oficiais do Boi Bumbá Garantido, assumindo o item de Rainha do Folclore e Cunhã-poranga – cargo que ocupa atualmente na agremiação.

Em janeiro deste ano, Isabelle Nogueira ingressou no BBB24 por meio de votação popular. Com uma trajetória que a levou até a final do programa, a artista compartilhou sua carreira como item oficial do Garantido e fez outras regiões do Brasil, que compõem a audiência do programa, voltarem os olhos para a maior manifestação folclórica do Norte.

Com orgulho de suas origens, Isabelle usou seus conhecimentos sobre a própria cultura para levar – com propriedade – ao maior reality show do país o sotaque amazonense, os vocabulários regionais, as lendas amazônicas, a cultura amazônida, o Festival Folclórico de Parintins e muitos outros elementos individuais e coletivos que muito bem representam o que significa ser nortista.

E a valorização da cunhã em relação ao festival foi completa: Isabelle falou sobre o evento sem deixar de lado o bumbá Caprichoso e seus itens oficiais, igualmente importantes para que a festa folclórica aconteça anualmente, deixando somente para os momentos de bumbódromo a rivalidade entre as torcidas dos dois Bois, que se uniram em prol da manifestação de apoio à Isabelle, dando mais destaque e evidência ao Festival Folclórico de Parintins.

Apelidada nas redes sociais como “Ministra da Cultura”, Isabelle aproveitou diversos momentos de conversa com os demais confinados para compartilhar lendas amazônicas, abordar temas como a medicina natural regional, explicar como funcionam as alegorias e as organizações das noites de festival, entre outros.

Ao abordar características geográficas do Norte, como as belezas naturais da região, Isabelle compartilhou também com os brothers o turismo de local de lugares como Manacapuru, Parintins, Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Barcelos, entre outros.

Após a saída do Big Brother Brasil 24, Isabelle participou do programa “Bate-Papo BBB”, onde contou sobre a sua relação com sua ancestralidade cultural:

“Todas as vezes que eu falava, eu me conectava com a minha ancestralidade e com a minha essência, e com minha ancestralidade cultural também porque nós vivemos de uma tradição…a cultura é a identidade de um povo. Então a identidade do meu povo é essa identidade que eu compartilho com vocês, e é o que me revela dentro desse brasilzão multicultural.”

‘Efeito Isabelle’

Em março, enquanto a participante ainda estava confinada no reality, foi lançado o “Jogo da Cunhã”, um game inspirado em Isabelle que a coloca como protagonista de aventuras que apresentam diversos elementos amazônicos. O jogo foi criado pela Parintins Games em parceria com a Maná Produções.

Outro exemplo da influência da participação da cunhã no BBB, foi a apresentação da dança de Boi Bumbá no palco do programa “Domingão com Hulk”, durante o quadro “Dança dos Famosos”. A produção da apresentação contou com a participação do coreógrafo do Boi Garantido, Élio Siqueira.

Além disso, toadas – músicas tradicionalmente criadas para os bois de parintins – foram tocadas em rede nacional em diversas ocasiões na casa mais vigiada do país. Não somente a toada “Isa-A-Bela” – criada para a evolução de Isabelle na arena – foi tocada, como várias outras que carregam em seus versos a tradição bumbá do Norte.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.