Thaís Andrade; 06/10/2022 às 16:00

Identidade LGBTQIAP+ de Velma é revelada em novo filme de Scooby-Doo

Novo longa da franquia retrata interesse romântico de Velma em outra personagem feminina

Quem acompanha as histórias de investigação de Scooby-Doo já está acostumado a desvendar os mistérios nos quais os personagens se envolvem. Mas, recentemente, o mistério por trás da verdadeira orientação sexual de Velma Dinkley parece ter sido revelado no novo filme da franquia.

A revelação da sexualidade de Velma, que agora é considerada lésbica, vem a partir de um interesse romântico da personagem em Coco Diablo, durante o filme especial de Halloween de Scooby-Doo, intitulado “Trick or Treat Scooby-Doo!”, dirigido por Audie Harrison e lançado em outubro de 2022.

Entre os fãs e produtores do desenho animado, é antiga a especulação de que Velma faz parte da comunidade LGBTQIAP+.

De acordo com matéria publicada pela CNN, o diretor e roteirista James Gunn afirmou, em 2020, que tentou retratar a personagem explicitamente como gay no live-action “Scooby-Doo” de 2001. Em uma publicação no Twitter, Gunn disse que o estúdio responsável pela realização do projeto “diluiu” a proposta, tornando-a ambígua na versão filmada, fazendo com que Velma não fosse retratada de acordo com sua ideia inicial. 

Tony Cervone, produtor do seriado “Scooby-Doo! Mistério S.A”, havia feito uma publicação no Instagram em 2020 na qual Velma e Marcie, outra personagem feminina, apareciam com as cores do arco-íris, um símbolo para a comunidade LGBTQIAP+, ao fundo. Na descrição do post, Cervone explica: “Obviamente não represento todas as versões de Velma Dinkley, mas sou uma das pessoas-chave que representam esta. Deixamos nossas intenções tão claras quanto pudemos dez anos atrás. A maioria dos nossos fãs entendeu. Para aqueles que não entenderam, sugiro que olhem mais de perto. Não há novidades aqui.”

Ao pesquisar o nome “Velma Dinkley” no Google, é possível ver a celebração da identidade da personagem. A ferramenta de pesquisa mostra na tela confetes coloridos e bandeiras da comunidade LGBTQIAP+.

Novo seriado

A investigadora, conhecida por ser superinteligente, ter cabelos curtos e usar suéter laranja de gola alta e minissaia vermelha, ganhará também uma série própria. Produzida pela HBOMax, a série traz como dubladora de Velma a atriz e produtora Mindy Kaling. 

Apesar de se tratar da mesma personagem, o seriado não tem ligação com o filme “Trick or Treat Scooby-Doo!”, sendo apenas outra produção da grande franquia de Scooby-Doo.

Mais detalhes sobre a série foram liberados nesta quinta-feira, 6, durante a New York Comic Con (2022). Foram anunciados também outros dubladores: Sam Richardson dará voz a Salsicha, Constance Wu será a dubladora de Daphne e Glenn Howerton dublará Fred.

O foco da série serão as origens de Velma e como ela e os clássicos personagens de Scooby-Doo – Fred, Daphne e Salsicha – se tornaram amigos e investigadores de mistérios.

Desta vez, o público alvo da animação são os adultos. A primeira temporada da série terá dez episódios e será lançada em 2023.

Imagem: HBOMax

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.