A Buia Teatro Company, grupo teatral amazonense, está percorrendo diversas cidades do país com sua ópera dedicada ao público infantojuvenil, “Cabelos Arrepiados”. Depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, o grupo segue para Blumenau, em Santa Catarina.
“É uma oportunidade única viajar com nossa trupe. É a primeira vez que uma ópera para crianças do Norte, produzida por um coletivo independente, consegue esse feito. Não se trata apenas de apenas mais um espetáculo, e sim de criar oportunidades para que artistas do Norte do país tenham visibilidade no Sul e Sudeste. O custo amazônico, muitas vezes (ou quase sempre), nos impede de circular com obras em outros territórios”, ressalta Tércio Silva, diretor e produtor da peça.
Inspirado no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe, na cinematografia de Tim Burton e na estética de Edward Gorey, “Cabelos Arrepiados” conta a história de cinco crianças insones que tiveram seus sonhos roubados. Sem dormir, elas enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e sonhos ruins, ao mesmo tempo em que refletem sobre valores importantes, como amizade, união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo.
Nesta vibrante opereta, sonhos, fantasias, imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas deixam o público de cabelos arrepiados de alegria. O espetáculo conta com texto de Karen Acioly e direção do amazonense Tércio Silva. “Observei as crianças, que são antenas do que vivemos na sociedade. Percebi as crianças urbanas, conectadas, dormindo cada vez mais tarde e me perguntei: mas por que será? Quais são as angústias? Do que sentem medo?”, conta a autora Karen Acioly, que é conhecida pelo seu talento único no teatro brasileiro e pela capacidade de criar observando e escutando o público-alvo.
Sobre a Cia
O Buia Teatro foi fundado em 2015 pelo diretor e produtor amazonense Tércio Silva e pela atriz Maria Hagge. A companhia vem se destacando no cenário das artes da cena em diálogo com a cidade de Manaus, a Região Norte e todo o Brasil; diálogo esse que tem se materializado através de projetos como a ópera “Cabelos Arrepiados”, que já amealhou prêmios ao longo dos últimos dois anos e indicação ao Melhor Espetáculo Infantil de 2021 pelo Prêmio de Teatro dos Produtores do Rio de Janeiro (APTR).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.