Thaís Andrade; 15/12/2022 às 12:00

Grupo musical Barbatuques lança seu primeiro songbook

O livro é dedicado à obra e à memória de Fernando Barba, fundador do grupo de percussão corporal

O grupo de música e percussão corporal Barbatuques lançou o “Songbook Barbatuques: Volume 1”, que apresenta 12 músicas do seu repertório autoral, transcritas e cifradas por Carlos Bauzys e pelo Barbatuques. A edição foi feita em homenagem a Fernando Barba e está disponível em livro físico e na versão digital. 

Além de trazer partituras detalhadas de sucessos do grupo, o livro reúne um rico material sobre a gênesis da música corporal, com depoimentos variados e explicações detalhadas sobre técnicas de sons corporais. A introdução foi assinada pela irmã de Barba, Renata Ferraz Torrez.

Diretor musical, maestro e músico, Carlos Bauzys colabora com o grupo há anos e participou da produção do livro. “Tive o grande prazer de transcrever as músicas destes gênios que são os integrantes do Barbatuques, e muitas do querido Fernando Barba. Este songbook era um sonho dele também, e eu fico muito feliz de ter participado. As músicas foram todas escritas em grades, ou seja, todas as linhas que eles mesmo fazem, tanto vocais quanto de percussão corporal. Então é um prato cheio para regentes, corais, escolas, músicos e todo mundo que quiser estudar a música corporal. Pra mim e para o Barbatuques isso tem um significado muito lindo, que é passar este legado pra frente, esta música maravilhosa que o grupo faz; que ela possa se expandir ainda mais e influenciar muito mais músicos, como eu”, conta.

Os 12 temas selecionados para o primeiro volume do songbook são: “Ayú”, “Baianá”, “Baião Destemperado”, “Barbapapa’s Groove”, “Cromossom”, “Do Mangue a Manga”, “Êh Êh!”, “Kererê”, “Sete”, “Skamenco”, “Só + 1 Pouquinho” e “Tum Pá”.

“Penso que o songbook nos traz uma concretude para um repertório que acredito ser fundamental para a música corporal de um modo geral. Mais do que um registro de parte das nossas músicas, ele é um manancial de todo um conceito da parte estrutural de nossos arranjos, que, por ter como pilar uma técnica desenvolvida pelo Fernando Barba e também pelos integrantes, traz muita informação sobre como os corpos podem se organizar. O songbook sintetiza um amplo repertório de ritmos, em sua grande parte ritmos brasileiros, e demonstra a forma com que pensamos as devidas adaptações para os sons corporais”, compartilha André Hosoi, cofundador do Barbatuques, que está presente no conteúdo com depoimentos sobre a música corporal, entre outros assuntos complementares.

O trabalho do Barbatuques já é pauta e conteúdo em atividades pedagógicas e em uma série de livros didáticos, que vão do infantil ao médio, tanto no ensino público como no particular. O grupo promove com seu trabalho um acesso democrático no fazer musical, na transformação do corpo em instrumento musical e no aprendizado, quebrando barreiras e impedimentos sociais. O songbook vem como uma ferramenta que amplifica a democratização deste relevante legado do grupo.

Imagem: Divulgação

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.