O renomado Grupo Galpão está em turnê pelo Norte do Brasil, incluindo estados como Acre, Rondônia, Amapá e Roraima, com o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”.
Esta série de apresentações traz um repertório composto por 25 canções emblemáticas do grupo, além de textos que exploram temas como a passagem do tempo e o processo criativo artístico.
Em um marco histórico, nos dias 25 e 26 de junho, o Grupo Galpão estará pela primeira vez em Porto Velho, Rondônia, realizando performances gratuitas no Teatro Guaporé, às 20h. No dia 25/6, haverá interpretação em Libras, garantindo acessibilidade ao espetáculo.
O Grupo Galpão de Belo Horizonte é uma renomada companhia teatral brasileira, fundada em 1982 por cinco atores após a montagem de “A alma boa de Setsuan”, sob direção do Teatro Livre de Munique.
Com 42 anos de trajetória contínua, o Galpão se destaca pela pesquisa de linguagem e pela construção de um teatro de grupo, inspirado na tradição do teatro popular e de rua. Seus membros incluem Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
“De Tempo Somos é um espetáculo que nos desafia enquanto atores e nos proporciona uma relação muito direta com o público: uma abordagem diferente dos textos e, principalmente, das músicas, que já fazem parte do imaginário das pessoas que acompanham o Galpão nesses 42 anos. Como é bom estar em Porto Velho, pela primeira vez, e com este espetáculo, ter a plateia cantando conosco, e perceber que a história do Grupo se renova e se fortalece”, destaca Lydia Del Picchia, uma das diretoras do espetáculo.
Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); passando também por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez.
“ ‘De Tempo Somos’ é o espetáculo do Grupo Galpão em repertório que mais possibilita o nosso encontro como artistas onde o público está. A montagem é versátil e já coube em vários espaços diferentes: teatros, salas de eventos, saguão de cinema, coreto de praças, ruas, lonas de circo. Nesses encontros, coisas maravilhosas acontecem: olhos brilhando, lágrimas, gargalhadas… O público se vê refletido em nós; e nós, neles. Estamos em festa, viva o teatro! Viva o público brasileiro!”, afirma Simone Ordones, atriz e também diretora do espetáculo.
SOBRE O GRUPO GALPÃO
O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais destacadas do Brasil, atuando por 42 anos consecutivos desde sua fundação em 1982 com “A alma boa de Setsuan”, dirigido por membros do Teatro Livre de Munique, Alemanha.
O Grupo Galpão monta espetáculos sob a direção de diversos artistas convidados e membros internos, criando uma abordagem teatral que mistura rigor e exploração de linguagens, com um repertório que abrange do popular ao erudito, do teatro de rua ao palco, e do regional ao universal.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.