Thaís Andrade; 09/11/2022 às 12:04

Gal Costa: morre um dos maiores nomes da música brasileira

Cantora faleceu nesta quarta-feira, 9, aos 77 anos de idade

Maria da Graça Costa Penna Burgos. Esse era o nome completo de Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira de todos os tempos. Gal morreu na manhã desta quarta-feira, 9, aos 77 anos. A informação sobre o falecimento foi confirmada pela assessoria da artista. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida em 26 de setembro de 1945 em Salvador, a baiana estava há pouco tempo longe dos palcos. Em setembro deste ano, Gal passou por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Devido ao procedimento e respeitando recomendações médicas, a cantora suspendeu os shows marcados até o final de novembro. Atualmente, Gal estava fazendo uma série de apresentações com a turnê “As várias pontas de uma estrela”.

Dona de uma voz única, Gal Costa ainda na adolescência teve como principal referência musical o compositor de bossa nova João Gilberto, que pode ser visto como influência em diversos trabalhos da cantora.

Na década de 1960 iniciou sua carreira ao lado de outros grandes artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. Na mesma época, marcada pela ditadura militar, foi uma das artistas mais ativas musicalmente, com composições que falavam sobre o cenário político da época. Foi, inclusive, uma entre os diversos artistas atingidos pela censura do governo ditatorial: seu álbum “Índia”, lançado em 1973, passou a ser vendido dentro de uma embalagem escura, devido à foto escolhida para a capa.

Ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira, Gal Costa teve parcerias com outros ícones da música brasileira, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, representantes da jovem guarda, com quem gravou dois álbuns em 1969, além de nomes mais jovens, como Silva, Rubel, Tim Bernardes, Zeca Veloso, Marília Mendonça e outros.

O talento versátil e incomparável permitia que Gal se reinventasse a cada novo projeto. Começou com a bossa nova, foi voz ativa no tropicalismo, cantou samba, MPB, músicas românticas, sucessos nacionais, trilha sonora de novela, músicas de Carnaval, e muitos outros.

Com autenticidade na voz, Gal cantava o Brasil, e nele deixa eternamente a sua marca.

 

Imagem: Site Oficial – Gal Costa

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.