Com o objetivo de formar novos documentaristas populares em Manaus, o Instituto Rebbú abre as inscrições para o projeto “Comunidade na Tela” destinado a jovens de 15 a 29 anos. O projeto é em parceria com o GT de Juventudes da rede Uma Concertação Pela Amazônia, Em Movimento e Avmakers.
O projeto concederá uma formação híbrida de 50 horas nas temáticas de: linguagem cinematográfica, roteiro para curta-metragem, documentário, storytelling e business filmmaker. Além da formação, os alunos terão aulas com especialistas nas temáticas de gênero, raça e mudanças climáticas, mentorias coletivas com a equipe do Instituto, um dia de imersão presencial e receberão um kit de audiovisual.
Ao todo, 20 jovens serão selecionados para participar da formação durante os meses de outubro e novembro deste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de outubro em bit.ly/comunidadenatelaamazonia
O intuito é agregar conhecimento para jovens que não têm condições de adquirirem esses cursos, seja por falta de oportunidade ou preços inacessíveis, mas que através do “Comunidade na Tela” possam ter acesso ao conhecimento técnico e à estrutura para colocarem em prática e produzirem seus próprios documentários.
Para Emile Gomes, idealizadora do “Comunidade na Tela” e diretora do Instituto Rebbú, o projeto também dá oportunidade para os alunos aprenderem a contar histórias da suas próprias comunidades, com o olhar atento para as causas de gênero, raça e mudanças climáticas, e a usar isso como ferramenta de transformação social e de luta pelos seus direitos.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.