O documentário “O Território”, sobre a história de luta do povo indigena Uru-Eu-Wau-Wau, em defesa de suas terras, venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema. O filme ganhou o Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri para Arte Documental. O festival é conhecido por exibir o melhor do cinema independente e aconteceu entre os dias 20 e 30 de janeiro, nos Estados Unidos.
O filme foi produzido com ajuda dos próprios indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e filmado em Rondônia, com participação de cineastas locais. Quem ajuda a traçar a linha narrativa é Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau, e a indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha. A partir deles, “O Território” se apropria da arte e da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições. Além disso, Bitaté que também é comunicador e fotógrafo, foi uma das lideranças indígenas de Rondônia que esteve na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.
O território Uru-Eu-Wau-Wau passa por pelo menos 12 dos 52 municípios de Rondônia e abriga nove povos indígenas, incluindo povos isolados. Entre as principais ameaças apontadas estão: desmatamento, queimadas e ações de grileiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.