Hilana Rodrigues; 29/03/2021 às 10:30

Filme gravado na Amazônia foi o único brasileiro no Festival de Berlim

O curta-metragem documental sobre o povo indígena yanomami conta como roteirista o xamã e líder da tribo

Gravado durante cinco semanas na Amazônia, as cenas do filme curta-metragem  ‘A Última Floresta’, que retrata a rotina e vivência dos povos indígenas da tribo Yanomami.

Em específico, os registros são dos Estados do Amazonas e Roraima. O filme, que estreia no Brasil no mês de abril,  foi o único brasileiro selecionado e apresentado na mostra Panorama do Festival de Berlim 2021,  um dos principais festivais de cinema do mundo.

O filme documental é uma parceria entre os escritores e roteirista Luiz Bolognesi e o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, que buscam mostrar como a tribo ainda tenta viver da mesma forma que seus ancestrais, sem tanta interferência da cidade e assim retratar a harmonia com a natureza e a ameaça do garimpo nas terras indígenas. O filme é quase todo falado na língua nativa do povo e desmistifica os preconceitos e mentiras contadas pelas pessoas brancas sobre os povos indígenas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.