Thaís Andrade; 01/12/2023 às 14:00

Filme de Morzaniel Ɨramari, primeiro cineasta Yanomami, é exibido em Boa Vista nesta sexta-feira, 1º

Obra 'Mãri hi – A árvore dos sonhos' será exibido no Cine Sesc RR

Boa Vista receberá, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a exibição do filme “Mãri hi – A árvore dos sonhos”, e outros dois curtas-metragens Yanomami. O filme foi dirigido por Morzaniel Ɨramari, primeiro cineasta Yanomami, e conta com participação da liderança indígena Davi Kopenawa.

Foto: Guilherme Gnipper

Morzaniel Ɨramari estará presente na sessão comentando sobre o processo de produção do filme. A exibição será no Cine Sesc Roraima, às 20h. A entrada solidária é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível por visitante.

Além do filme, outros dois curtas-metragens também serão exibidos: “Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó” e “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”, ambos com direção compartilhada entre Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino.

Os cineastas são moradores da região do Demini, na Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada entre os estados de Roraima e Amazonas, mesmo lugar do registro dos três filmes, na grande casa coletiva da aldeia Watorikɨ.

Os filmes são produzidos por jovens participantes de um grupo composto pela Hutukara Associação Yanomami para se tornarem comunicadores e darem visibilidade aos Yanomami e outros povos indígenas. O objetivo é comunicar sobre estes povos, seus conhecimentos, luta por direitos indígenas, fomentar circulação de saberes entre jovens e mais velhos.

Serviço

Exibição dos filmes Yanomami “Mãri hi – A árvore dos sonhos”, “Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó” e “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”

Local: Cine Sesc RR, Rua Jaranã, s/n, no bairro Mecejana

Quando: 1º de dezembro, às 20h

Entrada solidária: Doação de um quilo de alimento não perecível por participante, destinado ao Programa Sesc Mesa Brasil

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.